Defesa & Geopolítica

3º ESTÁGIO INTERNACIONAL DE DEFESA CIBERNÉTICA PARA OFICIAIS DAS NAÇÕES AMIGAS

Posted by
Por Agência Verde-Oliva / Centro de Comunicação Social do Exército

De 14 a 25 de maio de 2018, das 08:30 às 17:00 horas, o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) realiza o “3º Estágio Internacional de Defesa Cibernética para Oficiais das Nações Amigas”, que acontece nas instalações do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), em Brasília. A Aula Inaugural acontece no dia 14, segunda-feira, às 09:30 horas, e a Cerimônia de Encerramento ocorre no dia 25, sexta, às 09:00 horas, ambas no Quartel-General do Exército. Destaca-se o Exercício de Final de Estágio, em 24 de maio, quinta, das 08:30 às 17:00 horas.

O Estágio tem como finalidades compartilhar os conhecimentos na área de Cibernética e estreitar os laços de amizade e cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e de outros países: Angola, Argentina, Bolívia, Chile, China, Equador, Estados Unidos da América, Espanha, Gana, Guiana, Nigéria, Portugal, Paquistão, Reino Unido, Suriname e Uruguai. Haverá, ainda, a participação de representantes da Polícia Federal do Brasil.

Ressalta-se que, durante o Estágio, as diversas instruções e os inúmeros exercícios práticos serão realizados em ambiente de rede controlado, tendo como suporte o “Simulador de Operações de Guerra Cibernética” (SIMOC), que permite virtualizações de infraestruturas corporativas, análise de artefatos maliciosos, possíveis soluções para proteção de sistemas institucionais e capacitação em cenários ofensivos.

Na conjuntura mundial, caracterizada por incertezas, mutabilidades e volatilidades das potenciais ameaças, bem como pela presença de novos atores não estatais nos possíveis cenários de conflito, a Defesa Cibernética vem se estabelecendo como atividade fundamental para o êxito das operações militares em todos os escalões de comando. Na condição de atividade especializada, sua execução baseia-se em uma concepção sistêmica, com métodos, procedimentos, características e vocabulário peculiares.

A ameaça cibernética vem sendo considerada uma das maiores no mundo atual, podendo causar consideráveis danos econômicos, políticos, militares e sociais. Nos últimos meses, foi possível acompanhar ataques de grandes proporções, que afetaram diferentes países.

Diante desse cenário, a sinergia buscada em soluções compartilhadas e a cooperação com as nações amigas, pela troca de conhecimentos e pelo desenvolvimento colaborativo da capacidade de cada um, são o remédio necessário para a proteção dos ativos de informações.

Serviço:

– 3º Estágio Internacional de Defesa Cibernética para Oficiais das Nações Amigas

– Período: 14 a 25 de maio, das 08:30 às 17:00 horas.

– Local: Centro de Instrução de Guerra Eletrônica – Estrada Parque do Contorno, Rodovia DF-001, km 05, Setor Habitacional Taquari – Lago Norte, Brasília-DF.

– Aula Inaugural: 14 de maio, segunda, às 09:30 h, no Quartel-General do Exército.

– Outras informações: (61) 3415-3470 ou rp@cige.eb.mil.br.

– Os veículos de comunicação interessados em cobrir o evento podem entrar em contato pelo (61) 3415-6189 ou agenciaexercito@ccomsex.eb.mil.br.

Comments are closed.

shared on wplocker.com