Desmistificando o AR-15

 

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

O artigo original pode ser acessado no GunPros.

 

GunPros é parceiro do Plano Brasil

 

Amado por muitos, desprezado por muitos outros, o AR-15 é a arma de fogo mais controversa da América. A notoriedade da arma decorre principalmente de seu uso em alguns dos disparos em massa mais mortais da história dos Estados Unidos, os quais incluem Parkland, Sandy Hook e Las Vegas. Críticos sugerem que se trata de uma máquina de matar militar que é muito poderosa para o uso civil irrestrito, enquanto os milhões de proprietários do AR-15 sugerem que seu poder é a razão exata pela qual é tão valiosa para a autodefesa e para o esporte.

A frequente cobertura da mídia e a controvérsia sobre o AR-15 fizeram dela um símbolo do debate sobre as armas de fogo nos Estados Unidos. Mas muitas pessoas que não são membros da comunidade de armas de fogo, sabem relativamente pouco sobre esta arma ainda. O que há sobre o AR-15 que o torna tão especial e tão mortal?

 

O artigo que segue fornecerá algumas informações básicas sobre o AR-15, e explicará o que a torna tão eficaz, ao mesmo tempo que apontará algumas das razões pelas quais a arma foi erroneamente difamada.

 

O que é o AR-15?

 

O AR-15 é um rifle semi-automático (disparo por gatilho) criado em 1957 por um fabricante de armas de fogo pouco conhecido chamado Armalite. Ao contrário da crença popular, o “AR” em AR-15 na verdade significa “Armalite”, e sim Assalt Rifle ou em português “Fuzil de assalto”. A arma foi originalmente projetada para atender ao pedido das Forças Armadas dos EUA de um fuzil automático que poderia efetivamente substituir os fuzis e metralhadoras usados ​​durante a Segunda Guerra Mundial, que haviam sido considerados sem potência ou desatualizados.

 

Os estudos da época sugeriam que a natureza da guerra havia mudado e que a maioria dos combates agora estava sendo travada em faixas próximas às intermediárias, em vez das longas distâncias que caracterizavam a Primeira Guerra Mundial. Para esse fim, a AR-15 atendia a faixa intermediária. Para tal o calibre (.223 Remington) era bem adequado para este estilo de combate.

 

Além de seu calibre, o AR-15 ostentava um punhado de recursos inovadores para a época, incluindo um design de barril / estoque em linha reta que ajudava a reduzir o recuo e a elevação do cano, tornando a arma relativamente fácil de atirar. O fuzil também foi construído com polímero e ligas de alumínio, o que o tornou significativamente mais leve do que outras armas de fogo de tamanho comparável (a maioria das armas anteriormente era construída com madeira e aço).

 

O AR-15 foi adotado pela primeira vez para uso militar durante a Guerra do Vietnã e foi apelidado de M16. O M16 e suas variantes, que ao contrário do AR-15 civil vêm equipados com capacidades de full-auto ou burst fire, tornaram-se símbolos das Forças Armadas dos EUA, e o M16 original foi descrito pelo “American Sniper” Chris Kyle como uma das 10 armas de fogo que mudaram a história dos Estados Unidos.

 

Hoje em dia, o nome AR-15 é usado como um termo genérico para fuzis construídos no estilo AR-15. Tecnicamente, o único fabricante que produz uma AR-15 real é a Colt, que obteve os direitos da arma da Armalite em 1959. No entanto, inúmeros fabricantes agora fabricam fuzis semi-automáticos AR-15 que podem ser adquiridos para uso civil.

 

Por que o AR-15 é tão eficaz?

 

Sem aprofundar nos detalhes técnicos, os fuzis estilo AR-15 são famosos por quatro características principais:

  • São leves,
  • Confiáveis,
  • Customizáveis ​​e
  • Fáceis de operar.

 

Num artigo prévio, relatamos sobre a versão leve do AR-15 na seção anterior. Lá vimos que, devido à sua construção em alumínio e polímero, o AR-15 é significativamente mais leve do que muitos fuzis comparáveis. Na verdade, a média dos AR-15 possui apenas 6 libras (2,72 kg) quando descarregada, o que o torna conveniente tanto para o uso militar quanto para o uso civil, especialmente para indivíduos com força limitada nos membros superiores, incluindo mulheres, deficientes físicos e até crianças.

 

Os AR-15 também se tornaram conhecidos pela sua confiabilidade. O projeto básico permaneceu praticamente inalterado nos últimos 50 anos (embora tenha sido extensivamente refinado), e um AR-15 moderno pode disparar milhares de munições de qualidade sem quaisquer problemas. Os AR-15 também são altamente modulares, o que significa que eles podem ser facilmente desmontados e remontados com peças de reposição se algo falhar.

 

Outro importante ponto de venda dos AR-15 é que eles são extremamente customizáveis. O design modular do AR-15, em combinação com sua enorme popularidade, significam em termos práticos que há uma grande variedade de peças do AR-15 disponíveis tanto de fabricantes de armas quanto de empresas especializadas exclusivamente em peças e acessórios. Os AR-15 podem ser equipados facilmente com complementos como escopos, Laser pointers, lanternas, bipés e muito mais. Alguns até chamaram a AR-15 de “Barbie doll for guys” (Boneca Barbie dos rapazes) porque você pode acessá-la como quiser!

 

Finalmente, a característica mais importante do AR-15, que fez dele o fenômeno atual, é que é muito fácil manusear e atirar. O disparo do AR-15 tem uma velocidade inicial de cerca de 900 m /s um alcance efetivo superior a 400 m. A alta velocidade na qual as balas são disparadas, juntamente com o design de cano / coronha em linha reta mencionado anteriormente, ajuda a tornar os AR-15 extremamente precisos. Um atirador experiente pode atirar em agrupamentos de 1 a 3 polegadas a partir de 100 metros de distância, mas mesmo um atirador iniciante será significativamente mais preciso com um AR-15 do que com um revólver. Esse recurso sozinho tornou o AR-15 extremamente popular para fins de tiro esportivo, caça e autodefesa.

 

O AR-15 é especialmente valioso para autodefesa porque quase qualquer um pode manuseá-lo efetivamente dentro das habituais distâncias de autodefesa, independentemente da experiência de tiro ou habilidade física (força, idade, deficiência física, etc.).

 

Juntas, essas características ajudam a explicar por que o AR-15 é tão eficaz e tão popular. É simplesmente uma arma de fogo bem projetada e testada pelo tempo, confiável, fácil de usar e facilmente customizada.

 

Muito poderoso para uso civil?

 

Não há como negar que o AR-15 é altamente eficaz e, se mantido em mãos erradas, uma arma altamente perigosa. Um fato importante a ter em mente, no entanto, é que o mesmo também pode ser dito de outras chamadas “armas de assalto” com versões semi-automáticas civis disponíveis para venda atualmente.

 

Por exemplo, não muito atrás do AR-15, em termos de notoriedade, a AK-47, que é uma arma de fogo projetada por russos, foi criada pela primeira vez na Guerra Fria. Comparado com o AR, o AK é menos preciso em longas distâncias e um pouco mais pesado, mas dispara uma rodada de calibre significativamente maior e é igualmente, se não mais mortal, próximo a faixas intermediárias. Um possível atirador em massa, armado com um AK provavelmente seria capaz de causar tanto dano quanto com um AR.

 

Sendo assim, o AR-15 ganhou sua reputação de ser a “arma de escolha” para assassinos em massa, não porque seja exclusivamente eficaz para cometer tais atrocidades, mas simplesmente porque é o desenho do fuzil semiautomático mais popular no mercado atualmente. Assim, o vitríolo direcionado para o AR-15 está um pouco fora de lugar.

 

É claro que muitos defensores do controle de armas sugeriram que todas as “armas de assalto” são muito poderosas para serem confiadas em mãos de civis. Esses críticos ignoram o fato de que, de acordo com o FBI, fuzis de todos os tipos, incluindo fuzis semiautomáticos e de ação rápida, são usados ​​em uma porcentagem extraordinariamente pequena de homicídios – apenas 2,5% em 2016 e 1,9% em 2015.

 

Em vez disso, esses ativistas estão cometendo um erro lógico completamente examinado pelo criminologista Grant Duwe em seu texto “Mass Murder in the United States: A History”.

 

Segundo Duwe:

 

“… Fabricantes de alegações [jornalistas, políticos, etc.] usaram casos de alto perfil não apenas como indicadores de tendências na prevalência de assassinatos em massa, mas também como exemplos tipificantes… [Entretanto,] os casos de alto perfil são os exemplos mais incomuns e menos representativos de assassinato em massa, e é precisamente por isso que eles são mais dignos de notícia. Consequentemente, ao usar casos altamente divulgados como exemplos tipificantes, os formuladores de alegações apresentaram uma imagem distorcida de assassinato em massa. Isso é significativo porque as percepções populares de um problema geralmente ajudam a moldar as recomendações de políticas para controlá-lo.”

 

Boas políticas públicas raramente são derivadas de julgamentos precipitados sobre os “exemplos menos representativos”. As armas de fogo, como muitos outros tipos de tecnologia, têm uma relação direta entre a capacidade de serem usadas para o bem e sua capacidade de serem usadas para o mal; As mesmas características que tornam um AR-15 perigoso nas mãos de um lunático tornam-no inestimável nas mãos de um herói.

Parece-me que a maioria dos americanos é boa, cidadãos cumpridores da lei que não devem ser punidos de forma errada pelos atos horríveis de alguns indivíduos perturbados. Assim, a proibição de armas de assalto como a AR-15 provavelmente faria muito mais mal do que bem e nos tornaria menos seguros, não mais.

 

O plano Brasil agradece à Arianna Tolliver

 

 

6 Comentários

  1. Por favor… “incluindo um design de barril / estoque em linha reta”, leia-se: “incluindo um design de cano / coronha em linha reta”. Provavelmente o tradutor é leigo. Mas valeu a intenção.

Comentários não permitidos.