Vídeo-Primeiras Imagens do Veículo Tigr-2

 

RUSTAM- MOSCOU

Texti e adaptação-E.M.Pinto

Surgem novas imagens no mais novo desenvolvimento em veículos blindados da indústria russa, o “Tigr-2” ou “ou Novo Tigr”  como tem sido reportado pela imprensa local.

O primeiro vídeo do novo carro blindado russo foi apresentado ao público pelo canal de TV “Star” e ademonstrou o veículo coberto por uma lona amarela que ocultava alguns detalhes  de sua silhueta.

Destaca-se a grande parte traseira do carro, novas rodas,  proteção nos paralamas, grade trapezoidal, faróis de LED e dispositivos de reboque.

A nova geração da Tigr possui novo sistema de suspensão e de carroceria, com maior capacidade de carga e um nível maior de proteção contra IEDs e balística. O veículo possui um chassis totlmente reprojetado e forma de V para maior proteção das tripulações, segundo o projetista, estas melhorias foram introduzidas a partir dos ensinamentos obtidos na Sìria.

A cabine é mais confortável e garante conforto e proteção classe 2, 3 e 4 ( Provavelmente classe 3) para a tripulação de até 6 integrantes, segundo o fabricante, apesar d ejá obter um bom nível de segurança a proteção será ainda mais ampliada. O veículo foi projetado para transportar um canhão de maior calibre, superior ao 57 mm.

Não foram informados ao certo qual o nível de proteção da nova versão, porém, anteriormente havia sido divulgado pela empresa que o novo veículo receberia proteção nas rodas e chassis para suportar explosivos equivalentes à 2kg de TNT, além de receber proteção balística  classe 6a. 

Em comparação, com a versão atual, o veículo Tigr-M que está em serviço, este possui proteção nas rodas e chassis contra cargas de 0,6 kg de TNT e proteção balística nível 5. 

O desenvolvimento da próxima geração de veículos blindados Tigr-2 leva em conta a experiência de usar veículos Tigr-M em condições reais de combate, incluindo as da Síria. A maior capacidade de carga do novo veículo permitirá que ele seja equipado com novos módulos com armamento pesado.

Além disso, o veículo recebe um módulo de combate de artilharia não-tripulada “Arbalet” e  sistema de mísseis ant carro Kornet de última geração. Desta forma, a tripulação pode deixá-lo em sua posição de combate, recuar para uma distância segura e dispará-lo por controle remoto garantindo-lhes maior segurança.

Por falar em segurança, a dirigibilidade do veículo e a conciencia situacional da tripulação é melhorada pela adoção de um sistema de câmerasque permite uma visão panorâmica do exterior do veículo, permitindo melhores percepções de ameaças e movimentação de tropas hostis.

Apesar de não informar os detalhes técnicos, o fabricante informa que o novo veículo recebeu um novo motor, bem mais potente e que garante a melhoria na manobrabilidade do veículo, o novo veículo possui capacidade de carga de 2000 kg contra os 1200kg da variante anterior (Tigr M). 

A nova versão do Tigr é prevista no programa de aquisições de armas 2018-2025. Eles serão introduzidos gradualmente para substituir os modelos Tigr omais antigos e posteriormente os veículos blindados Rys (LMV- Lince).