Mockup do projeto turco TFX é exibido no Paris Air Show 2019

Tradução e adaptação-E.M.Pinto

 

Um modelo do primeiro avião de combate que está em desenvolvmento na Turquia foi apresentado nesta segunda-feira no Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação do mundo.

A aeronave de combate nacional TF-X (MMU) está sendo desenvolvida pela principal fabricante e fabricante de motores aeroespaciais da Turquia, a Turkish Aerospace Industries (TAI). O Projeto tem como objetivo de substituir as aeronaves F-16, que estão no inventário da Força Aérea Turca, as quais serão gradualmente desativadas a partir dos anos 2030.

O CEO da TAI, Temel Kotil, disse à Anadolu Agency que a empresa pretende que o jato seja o melhor avião de combate da Europa.

Kotil disse que o programa está dentro do cronograma e fará seu vôo inaugural em 2025, acrescentando que o jato de quinta geração tem características parecidas com os jatos F-35 da Lockheed Martin.

Para o desenvolvimento do primeiro jato de combate nacional, a Turquia e o Reino Unido assinaram um memorando de entendimento durante a visita do presidente Recep Tayyip Erdoğan ao Reino Unido em 13 e 15 de maio de 2018.

O projeto preliminar é custeado pelo governo turco  e empregará diretamente 3.200 pessoas, e de maneira indireta, outras 11.200.

A Turquia, segue logo após os EUA, da Rússia e da China cmo país desenvolvedor de aeronaves do gênero e ocupará o seu lugar entre os países do mundo que dispõem de infraestrutura e tecnologia para produzir o jato de combate de quinta geração.

A aeronave possui recursos de nova  geração, incluindo baixa visibilidade, compatimento interno de armas, alta manobrabilidade, maior consciência situacional e fusão de sensores.

Outros produtos de defesa turcos em exibição no show aéreo incluem os helicópteros ATAK e Gökbey, o veículo aéreo não-tripulado ANKA e o treinador Hürjet. O helicóptero ATAK realizará um vôo de demonstração durante a feira.

A 53ª edição de um dos maiores eventos de aviação e aeroespacial do mundo começou no aeroporto Le Bourget, em Paris, e terminará no dia 23 de junho.

 

Fonte: DailySabah

5 Comentários

    • Uma rodada de sanções norte-americanas e ele não sai do chão! ou melhor, irá rivalizar apenas com o Qaher 313

      • E ai escritório!!! Faltando 10 minutinhos titio Trump jogou água no chopp dos seus patrões globalistas… que chato! rs…

      • Deixe os globalistas lá com o “Aiatolavo” de Carvalho…..

        Já no mundo real seus amados russos vão ter que brigar com os iranianos para continuar mandando no monte de escombros que a Síria se tornou

        Ps Triste com o resultado da sessão de ontem da segunda turma do STF? eu sinto muito….rs!

Comentários não permitidos.