Ministério da defesa russo decide desenvolver uma segunda aeronave AWACS baseado no Tu-214

Imagem meramente ilustrativa

Tradução e adaptação-E.M.Pinto

O Ministério da Defesa Russo decidiu desenvolver uma nova aeronave de alerta antecipado e comando (AWACS) com base no  Tu-214. O “novo” projeto járecebeu aprovação. Esta possibilidade de desenvolvimento foi aventada nos anos 90, porém por razões técnicas e orçamentárias da época a iniciativa centrou-se na aeronave IL-76- A-50 A-100.

A notícia foi divulgada no periódico “Izvestia”, cujas informações foram cedidas por fontes do próprio Ministério da Defesa da Rússia.

Alegadamente, a nova aeronave AWACS será uma variante mais leve e uma versão mais barata e mais econômica do sistema A-100″ Premier “.

A escolha do Tu-214 não é acidental, uma vez que o avião é considerado universal e familiar para pilotos militares.

Espera-se que a aaeronave seja desenvolvida em um tempo relativamente curto e que sua produção seriada seja até mais rápida que a do A-100 o qual deverá ser introduzido de modo a completar  a frota de A-50U e A-100 existentes. 
A nova aeronave empregará os sistemas eletrônicos do A-100 em uma versão mais “leve”. A aeronave será equipada com múltiplos radares com duas antenas phased array, equipamento digital e de guerra anti-eletrônica.
De acordo com os desenvolvedores, uma aeronave AWACS baseada no Tu-214 poderá controlar um perímetro aéreo, terrestre e marítima em um raio de várias centenas de quilômetros, para gerenciar grandes grupos, fornecer informações aos caçs, bombardeiros e aviões de ataque.

O projeto básico da aeronave proporciona um vetor de presença muito maior no ar em comparação com o IL-76, a um custo inferior em aquisição e manutenção. 

Fonte: Weapon News RU

1 Trackback / Pingback

  1. Ministério da defesa russo decide desenvolver uma segunda aeronave AWACS baseado no Tu-214 - DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.