Defesa & Geopolítica

Índia encomenda mais duas aeronaves AWACS de Israel por US $ 2 bilhões

Posted by

 

O acordo vale cerca de US $ 2 bilhões, com o radar montado na plataforma russa.

Tradução e adaptação-E.M.Pinto

Um dia antes do ataque aéreo realizado pela Força Aérea indiana em Índia em 26 de fevereiro em um centro de treinamento do grupo terrorista Jaish-e-Mohammed em Balakot no Paquistão, o Ministério da Defesa Indiano moveu o Comitê de Segurança do Gabinete para aquisição de mais dois sistemas de alerta aéreo e controle PHALCON (AWACS). As aeronaves que utilizam sistemas de radares israeleneses foram encomendadas para igualar as crescentes capacidades do Paquistão.

O Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) assumiu no final de maio, a compra de 21 caças de defesa aérea MiG-29 atualizados da Rússia para deter o crescente déficit de esquadrões de caça.

Representantes do ministério da defesa Indiano informaram que a necessidade do PHALCON AWACS era sentida, já que o Paquistão possui sete aeronaves AWACS em serviço, em comparação com cinco em serviço na IAF.

Após o ataque de Balakot, a exigência foi sentida mais intensamente, com Islamabad instalando dois AWACS 24 horas por dia no norte e no sul, enquanto a Índia só conseguia manter esta capacidade por 12 horas por dia ao longo de suas fronteiras norte e oeste. Ambos os lados empregaram seus AWACS durante o conflito aéreo de 27 de fevereiro no setor de Nowshera, em Jammu.

Os AWACS controlam o teatro de batalha em tempos de hostilidade, fornecendo informações antecipadas sobre o movimento de ativos aéreos do adversário, bem como direcionando a defesa aérea para evitar qualquer violação do espaço aéreo doméstico.

O Paquistão possui atualmente três SAAB-2000 e quatro Shaanxi Y-8; supostamente a PAF perdeu duas aeronaves SAAB em um ataque terrorista contra a PNS Mehran em Karachi em 22-23 de maio de 2011. As aeronaves da SAAB fornecem uma cobertura de 270 graus das posições inimigas, mas a plataforma tem restrições de altura devido a motores turbo-propulsores.

Em comparação, a IAF tem três PHALCON AWACS construídos por Israel e mais dois sistemas de Alerta aéreo antecipado construídos pelo DRDO montados em uma plataforma a jato da Embraer.

A aeronave israelense é equipada com o sistema de radar Green Pine topo de linha que podeescanear o território inimigo em uma faixa de 300 a 500 km.

Foi este avião quem coordenou com sucesso as operações aéreas contra um pacote de 24 caças da Força Aérea do Paquistão em 27 de fevereiro em Nowshera.


Fonte:Defence News

 

4 Comments

  1. Pingback: Índia encomenda mais duas aeronaves AWACS de Israel por US $ 2 bilhões - DFNS.net em Português

  2. Ferreira Junior says:

    Vamos montar no KC? (Esqueci o nome completo do novo cargueiro).

    • Luiz Gabriel Garcia says:

      KC390

  3. Luiz Gabriel Garcia says:

    2bi por 2 aviões?? não está muito faturado estes valores? 1Bi por aeronave!

shared on wplocker.com