IDEF 2019: Turquia apresenta primeiro protótipo do veículo blindado de assalto anfíbio ZAHA

A empresa Turca de Defesa FNSS Savunma apesentou durante a IDEF’19 (14th International Defence Industry Fair) o primeiro protótipo do veiculo de assalto anfíbio ZAHA (Zırhlı Amfibi Hücum Aracı que em tradução literal seria veículo blindado de assalto anfíbio).

O novo veículo blindado anfíbio turco está sendo desenvolvido para atender a uma exigência do Comando das Forças Navais da Turquia. Os novos veículos serão usados em operações anfíbias para realizar o transporte de fuzileiros dos navios para as praias .

Segundo informações o novo veículo anfíbio serábaseado no AFV Kaplan a fim de reduzir os custos e o tempo de desenvolvimento mas com um Layout  similar à do  AAV7.

Segundo Nail Kurt, CEO da FNSS a mesma deve entregar um total de 27 veículos à Marinha Turca, incluindo 23 transportadores de pessoal, 2 veículos de comando e controle e 2 veículos de recuperação.

O veículo entrará na fase de testes com previsão das primeiras entregas em 2021 e terminando em 2022″, sublinhou Kurt.

https://youtu.be/zf6aG-dlqFo

FNSS Savunma Sistemleri A.Ş. é uma empresa de joint venture turca detida 51% pela Nurol Holding da Turquia e 49% pela BAE Systems Inc., com instalações localizadas em Gölbaşı, Ancara.