Defesa & Geopolítica

Rússia lança o maior submarino do mundo- Project 09852 KC-139 “Belgorod” a nave mãe dos submarinos “Poseidon”

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto


SEVERODVINSK, 23 de abril / TASS /.

Em cerimonia oficial, foi lançado o submarino Project 09852 KC-139 “Belgorod” o submarino de propulsão nuclear que será o primeiro transportador dos drones submarinos estratégicos “Poseidon”. O lançamento do navio foi efetuado de sua doca no estaleiro Sevmash, no norte da Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, assistiu à cerimônia de lançamento do submarino por meio de um link de TV.

Mikhail Budnichenko diretor do estaleiro proferiu um pronunciamento enfatizando o papel dos construtores navais que estão em constante melhoria e produção continuada, com contratos assinados por mais de duas décadas garantidos.

Ele enfatizou:

“Os construtores navais da empresa cumpriram todas as tarefas de construir navios dentro do prazo estabelecido e com alta qualidade”.

Depois disso, o Comandante do Navio Capitão Anton Alyokhin tradicionalmente esmagou uma garrafa de champanhe contra a quilha do navio. A construção do submarino será concluída após o lançamento ao mar.

Uma fonte do setor de defesa disse à TASS que os testes do reator nuclear do submarino e seus testes no porto estão programados para este ano.

O Belgorod realizará testes marítimos em 2020 e após as suas aprovações, será entregue à Marinha até o final desse ano, observou a fonte.

Outra fonte na indústria de defesa disse à TASS que o novo submarino seria capaz de transportar seis drones estratégicos.

O submarino nuclear Belgorod foi inicialmente construído sob o Project  949A ‘Antey’.

O submarino foi colocado no estaleiro Sevmash em 24 de julho de 1992. Em 20 de dezembro de 2012, foi novamente lançado sob o Projeto 09852.

As características operacionais exatas do submarino para fins especiais são secretas e desconhecidas, porém, o Ministério da Defesa da Rússia informou em novembro de 2018 que a tripulação do submarino de Belgorod havia sido formada.

O navio terá no entanto a missão de transportar e comandar o drone submarino Poseidon o qual foi revelado pelo presidente russo Vladimir Putin em seu discurso à nação na Assembléia Federal em 1 de março de 2018.

O líder russo disse que a Rússia já havia desenvolvido drones capazes de se mover em grandes profundidades, em distâncias intercontinentais a uma velocidade superior aos dos subamarinos convencionais.

Como o presidente russo disse, esses drones podem ser armados com munições convencionais ou nucleares, o que lhes permitirá atacar uma ampla gama de alvos. O drone Poseidon terá um alcance operacional ilimitado e uma profundidade operacional de mais de 1 km.


Fonte: TASS

9 Comments

  1. Oia o tamanho dessa bagaça véi… isso é uma Cachalote assassina!

  2. No mundo só existe três países que pode bater no peito e dizer: ” nós temos uma força armada” e são eles: EUA;CHINA e RUSSIA o resto …. é só figurante no cenário bélico mundial e tem outros paises…rsrsr… que não passa de uma pulga do cachorro do bandido …rsrsr …se eu for dar alguns nomes de algumas “pulgas”, muitos aqui no PB …. irão se indignar e berrar .. me chamando de antipatriota..rsrsr

  3. No quesito “tamanho é documento”, os russos sempre saem na frente… até uma tecnologia milimétrica desmontar todo esse desperdício de metal e vermos toneladas de aço aportarem no fundo do mar… juntamente com as centenas de marujos e cascos de boa vodka… 🙂

  4. Marquês de São Vicente says:

    O bichão é grande, hein?

  5. andrepoa2002 says:

    Coitado do manobrista …

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com