Defesa & Geopolítica

Com extradição pedida por EUA, fundador do WikiLeaks é preso na embaixada do Equador em Londres

Posted by

LONDRES — O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na manhã desta quinta-feira pela polícia britânica em Londres. Os agentes foram autorizados pela embaixada do Equador a entrar na sede diplomática do país, na qual o ativista estava exilado desde 2012. O governo equatoriano do presidente Lenín Moreno revogou o asilo do australiano e suspendeu a cidadania que lhe havia sido concedida. Moreno rompeu com Rafael Correa, seu antecessor que concedeu o asilo a Assange, e desde o ano passado vinha indicando que a proteção poderia ser cancelada.

Manning, que servia no Iraque, foi a fonte de documentos militares americanos e de mais de 250 mil telegramas da diplomacia dos EUA vazados em 2010 e 2011 pelo WikiLeaks, a maior parte deles revelando os bastidores da chamada “guerra ao terror”. Mais recentemente, a organização publicou e-mails da campanha à Presidência de Hillary Clinton em 2016 que, segundo a Justiça americana, foram obtidos por hackers russos. Detida em 2010, Manning foi condenada a 35 anos de prisão, mas teve a pena comutada por Barack Obama depois de cumprir sete.

A prisão de Assange, de 47 anos, também atendeu a um pedido da Justiça britânica, que determinara sua detenção quando ele pediu refúgio na embaixada equatoriana, acusando-o de violar as condições da liberdade condicional que lhe havia sido imposta no âmbito de uma investigação de estupro na Suécia. Essa investigação foi posteriormente arquivada pela Justiça sueca, mas os advogados de Assange não conseguiram derrubar o pedido de prisão por violação da condicional. Nesse caso, ele pode ser condenado a até 12 meses de prisão.

 

Fonte: O Globo

19 Comments

  1. HMS TIRELESS says:

    A correspondência diplomática dos países é protegida por tratados e convenções internacionais. Ademais e tendo em vista o seu caráter é bem público de propriedade, no caso, do governo norte-americano o que nesse caso garante a extraterritorialidade da lei dos EUA para aqueles que pratiquem crimes contra a mesma lembrando que existe no Código Penal Brasileiro dispositivo idêntico no art. 7º, I, b.

    Por essa razão ele será extraditado, para responder processo nos EUA pelos crimes que cometeu

    • B&E says:

      Eis que o herói romântico dos anarquistas em geral irá pagar pelos seus crimes… os LESA CIVILIZAÇÃO INTERNACIONALISTAS estão P da vida por mais essa perda… o bem sempre vence…

    • Kommander says:

      Que crime ele cometeu? Revelar a verdade ao mundo? Puts, man… sai dessa, não se trata de ideologia e sim de fazer a coisa certa.

      • B&E says:

        De boas intenções o inferno está cheio, MAN !!!…

      • HMS TIRELESS says:

        Você não leu meu comentário? Ele subtraiu documentos de propriedade do governo norte-americano o que além de ser crime permite a aplicação da lei dos EUA à fotos ocorridos no exterior. Ademais existe a forte suspeita de ele ter sido apoiado por uma potência estrangeira, muito provavelmente a Rússia.

        Por fim, houvesse ele subtraído documentos russos e revelado ao mundo a podridão que certamente é os bastidores do governo Putin você certamente estaria pedindo pela morte dele.

    • RatusNatus says:

      Vc esta dizendo que ele roubou ou hackeou algum lugar?

      Pelo que sei ele recebeu documentos de pessoas e publicou. Sabe…trabalho de reporter.

      Isso que vc esta falando eh crime para funcionarios de governo.
      Vc esta tentando confundir os comentaristas? Nao! Vc nao faria isso nunca!

  2. Sorge says:

    Vc defende o in indefensável ele tornou publico parte da podridão americana, nem os republicanos estão apoiando publicamente tal extradição. Sua postura como sempre arrogante.

    • HMS TIRELESS says:

      Meu caro, independentemente do conteúdo do que ele revelou o fato é que ele praticou uma conduta que é crime nos EUA, no Brasil, na Rússia, na China e em Zamunda. E uma vez que o praticou está sujeito à lei penal do país proprietário do referido bem, que nos caso é os EUA. Simples assim, não é questão de arrogância e sim de direito.

      E nem republicanos e democratas vão defender abertamente a extradição ou não pelo simples fato de que não os compete fazer juízo de valor algum pois os EUA são uma democracia onde está consagrada a separação de poderes. Portanto a questão cabe ao ministério público e ao judiciário e não aos políticos.

      • Sorge says:

        Sua ingenuidade em afirmar que o judiciário nesse caso ou ainda no Brasil nao e uma ator político e risível.

      • HMS TIRELESS says:

        Acusar deliberadamente o judiciário de fazer política é o expediente típico daqueles que pretendem deslegitimar a democracia para substituí-la por uma ditadura. Ademais no caso aqui me parece mais inconformismo com o fato de uma certa divindade estar encarcerada lá em CWB….

        Seja mais criativo da próxima vez…..

  3. Sorge says:

    Inclusive revelou que o Serra era o negociador na entrega do pre sal por deposição da Dilma e que a mesma era espionada pelos nosso irmaos do norte. Quero ver vc provar que ele era ligado a Russia, nao seja leviano mais uma vez. Chega a ser curioso o Trump prende-lo….

    • HMS TIRELESS says:

      A ex-“presidenta” foi impichada por ter cometido crime de responsabilidade, infração de cunho político-administrativo. Não teve nada a ver com Serra, Chevron, “uzamericanú mau i uzsiúnista ladraum di terra”, illuminatis, maçons ou Bildebergers. E só lembrando que ele recebeu material de Hackers russos para tentar interferir nas eleições norte-americanas e estava fazendo bico de apresentador para o canal RT enquanto esteve escondido na embaixada do Equador. Ou seja, temos indícios fortes de que ele estava a serviço dos russos.

      Quanto à Trump, pode morrer de amores por Assange pois isso é irrelevante! A extradição dele é questão do judiciário e do MP norte-americanos.

      • Anônimo says:

        Foi usada uma interpretação criativa da CF p derrubar a desastrosa mas democraticamente eleita presidententa. Quem se favoreceu dos hackers russos?

      • HMS TIRELESS says:

        Não houve “interpretação criativa alguma” e sim a aplicação da Carta Magna assim como da Lei 1079/50. O resto é ginástica verbal inócua

  4. Sorge says:

    https://file.wikileaks.org/file

    Manda me prender tbem

    Vc defende em alto e bom som o mundo unipolar, cuja a potencia dominante conspira, derruba governos constituídos, fode com populações inteiras e sim, apoia o terrorismo internacional via arabia saudita por exemplo.

    • HMS TIRELESS says:

      Quanto à sua liberdade fique tranquilo pois no Direito o princípio da insignificância serve para isso mesmo, não ocupar a máquina estatal com peixe pequeno…..

      E você acha que apenas os EUA conspiram e derrubam governos? A Ucrânia que o diga mas como é o Putin fazendo isso pode né!?

      • Anônimo says:

        A OTAN nao tem o que fazer nas fronteiras russas. Os EUA com razao nao querem forças adversárias no seu entorno

      • Anônimo says:

        70 % da populacao carcerária brasileira sao de vapores ou lijha de frente de biqueira, os grandes traficantes estao nos portos, na alfandenga, no alto escalao da politica e das forcas armadas.

      • HMS TIRELESS says:

        A Ucrania é um país soberano, portanto na condução das suas relações exteriores pode se associar a quem quiser, inclusive a OTAN. E não venha me falar da Venezuela pois como todos sabemos Maduro fraudou as eleições.

        E se temos peixes pequenos nas cadeias é porque lamentavelmente nem todos têm a assistência judiciária garantida pela Constituição, mas cabe lembrar que os réus em CWB gastaram fortunas com advogados o que não os livrou das penas pelos crimes contra a administração pública que cometeram.

shared on wplocker.com