Japão divulga mais detalhes sobre aeronaves de caça de nova geração

O Japão continua a trabalhar na criação de aeronave de caça furtiva doméstica como visto em imagens transmitidas pela TV nacional.

As filmagens publicadas em 26 de março mostram que a equipe liderada pela Mitsubishi Electronics começou a testar o seu radar ativo de varredura eletrônica (AESA) montado no caça F-2. De acordo com vários relatos da mídia, o novo radar japonês AESA é similar ao AN / APG-81 fabricado nos Estados Unidos, que é instalado no caça a jato Lockheed Martin F-35 Lightning II.

O vídeo também exibiu pela primeira vez imagens do protótipo de teste de um turbofan de bypass (em algumas fontes chamado XF9-1) equipado com pós-combustores, desenvolvido pela IHI Corporation como parte de um programa dda turbina para o caça F-3. O novo motor tem cerca de 4,8 metros de comprimento, cerca de 1 metro de diâmetro, Alegadamente rende mais de 15 toneladas de empuxo com pós-combustão e mais de 11 toneladas de empuxo intermediário sem o pós combustor.

Os desenvolvedores disseram que o motor do novo caça basicamente atendeu aos requisitos de desempenho do projeto. Com a adoção da tecnologia de materiais do Japão, o núcleo do protótipo do motor garante uma operação confiável a uma temperatura de 1800 ºC  na frente da turbina, que atingiu o nível da quarta geração de motores aero-turbo de grande porte.

De acordo com as informações atuais, o Japão iniciou o programa de desenvolvimento do caça furtivo doméstico em resposta à recusa dos Estados Unidos em vender o Lockheed-Martin F-22 Raptor em 2007. A mídia japonesa também informou que a compra dos F-35  é uma solução provisória até que Tóquio possa desenvolver e produzir seu próprio caça de 5ª geração.

No mês passado, o Ministério da Defesa do Japão (MoD) confirmou aos planos para desenvolver um caça de nova geração que substituirá sua plataforma de combate multirole Mitsubishi F-2 na década de 2030.

 

Fonte: Defence Blog

1 Comentário

Comentários não permitidos.