Marinha dos EUA estabelece Escritório Executivo do Programa para novo submarino de mísseis balísticos

Ilustração do submarino planejado da classe Columbia (Fonte: Comando dos Sistemas Navais dos EUA)

Tradução e adaptação-E.M.Pinto

A Marinha dos EUA anunciou em 6 de março a criação do Escritório Executivo do Programa Columbia (PEO CLB) para focar inteiramente na prioridade de aquisição número um da Marinha. A PEO CLB fornecerá a supervisão da construção de 12 submarinos da classe Columbia (SSBN) que ajudarão a Marinha a manter uma dissuasão estratégica baseada no mar, confiável, viável e que sobreviva até a década de 2080.

“Este é o programa é o mais importante da Marinha e o estabelecimento de um novo PEO hoje significa enfrentar os desafios de amanhã”, disse o honorável James Geurts, secretário assistente da Marinha para aquisição, pesquisa e desenvolvimento. “A evolução do financiamento inicial para a construção, desenvolvimento e testes para a produção em série de 12 SSBNs será crucial para atender a Estratégia Nacional de Defesa e construir a Marinha que a nação precisa. A PEO Columbia trabalhará diretamente com patrocinadores de recursos, partes interessadas, parceiros estrangeiros e construtores navais e fornecedores para atender às prioridades nacionais e fornecer e sustentar a capacidade letal que nossos combatentes precisam. “

A Geurts anunciou que o contra-almirante Scott Pappano assumirá o primeiro cargo da PEO Columbia.

A PEO Columbia fará parte da Team Subs e trabalhará em estreita colaboração com os Submarinos PEO e a Diretoria de Submarinos em Serviço (SEA 07) do Comando Sea Systems Command em todos os programas submarinos e afiliados, incluindo suporte ao ciclo de vida.

 O PEO CLB focará no projeto, construção e sustentação do programa da Columbia e nos esforços associados que incluem a interface com o Programa de Sistemas Estratégicos e o Reino Unido para o Programa Dreadnought.

A classe Columbia é um programa crítico de construção naval e deve ser entregue a tempo para atender aos requisitos de dissuasão nuclear do Comando Estratégico dos EUA, devido aos submarinos da classe Ohio atingirem a  vida útil estendida. O primeiro navio da classe Columbia está a caminho de começar a construção do USS Columbia (SSBN 826) no ano fiscal de 2021, a entrega é prevista para o ano fiscal de 2028 e a entrada em  patrulha prevista para 2031.

 

Fonte: Navy Recognition