Índia e Rússia assinam acordo de US $ 3 bilhões para arrendamento de terceiro submarino nuclear

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A Índia e a Rússia assinaram um acordo de US $ 3 bilhões para o arrendamento de um terceiro submarino Nuclear de  ataque  (SSN)  que deve navegar nas águas indianas até 2025.

Enquanto o período de locação exato do novo submarino não é conhecido, fontes indicaram que ele estará em serviço na Índia por pelo menos 10 anos. O submarino russo da classe Akula terá o nome de Chakra III e será equipado com sistemas indianos.

O submarino adquirido, pertenceu a Marinha Russa e foi desativado e enviado para a cidade portuária de Severodvinsk em 2014. Fontes disseram que a Rússia precisará fazer um trabalho extenso para torná-lo apto para operação novamente, incluindo a reativação do reator nuclear que o alimenta e a instalação e integração de sistemas indianos.

O programa de revitalização do submarino o tornará um navio integralmente novo. Uma grande equipe técnicos , engenheiros e militares da Índia estará na Rússia como parte do projeto e a experiência adquirida deverá ser útil para o programa de SSBN.

Também estão previstas negociações para prolongar o contrato de arrendamento do Chakra II comissionado em 2012, que termina no próximo ano. Como o novo submarino só deve chegar em 2025, os dois lados querem estender o contrato de Chakra II por pelo menos mais cinco anos, disseram fontes.

Baseado em informações de fontes abertas sobre a classe Akula II, o Chakra III deve deslocar cerca de 8.140 ton, velocidade submersa de 30 nós e profundidade operacional de 530 m. O submarino provavelmente usará um reator nuclear de 190 MW.

O navio terá uma tripulação de 73 membros e será armada com quatro tubos de  650 mm e quatro de 533 mm para disparar torpedos de Type 65 e Type 53 russos.

Fonte: Navy Recognition

3 Comentários

  1. Os Russos agradecem já que 3 bilhões de dólares não é dinheiro de pinga, ainda mais se tratando de um submarino que já esta encostado.
    Essa classe elevou a então marinha soviética para o mesmo patamar das marinhas da OTAN em termos de desempenho de submarinos nucleares.

    Sds

  2. Perguntas. Quanto custaria construir um novo? Qual o tempo de vida útil desse submarino? Quanto tempo leva para se construir um novo? O custo beneficio do aluguel vale a pena?

    • Sr Ferreira Junior.
      O custo para se fazer um novo é bem relativo e depende de nação para nação e do nível de sofisticação e como não é algo que se exporta o valor é difícil de se estimar, mas segundo a military-today o custo de um Seawolf é algo em torno de 2,5 bilhões. O tempo também é relativo a expertise de cada Pais e suas necessidades, no caso Indiano foram 19 anos para construir , isso sem contar o tempo de pesquisa e projeto. Aqui tem outros dois links para comparar o tempo de construção entre um convencional do Japão e um Nuclear do Reino Unido São dois submarinos fantásticos, fabricados por quem tem muita expertise na área.
      Acho que a questão do custo beneficio é a mais interessante, porque é uma arma que da arrepios graças as suas características então seu custo pode ser até baixo, se levarmos em consideração o fato dos Indianos ainda não conseguirem fazer um submarino que tenha desempenho similar o valor pode ser até mais compensador. Além disso existe a necessidade de se desenvolver doutrina, e o aluguel permite aos Indianos treinar tripulações antes que seus subNuc entrem em serviço, poupando tempo.

      * Esse não é o primeiro subNuc que a Índia aluga da Rússia, e parece compensar. desconheço outro Pais que alugue submarinos nucleares.
      ** li algo uma vez(não sei se é verdade) que dizia que os Russos ofereceram para Nós o casco do Akula para colocarmos o reator.

      Sds

Comentários não permitidos.