Protótipo do Bombardeiro estratégico PAK-DA tem data marcada para voo

Imagem meramente ilustrativa

E.M.Pinto

“Todos os documentos contratuais necessários para a produção do protótipo já foram assinados “ , disse uma fonte da indústria de defesa à Interfax .

Embora muitas das informações sobre esta nova aeronave sejam sigilosas, os rumores sobre o PAKDA tornaram a surgir na mídia russa, especialmente no último ano e agora se intensificaram após a declaração de Rússia e Estados Unidos de abandonarem os acordos de restrição de produção e uso de armas nucleares. 

As únicas informações declaradas pelas autoridades é de que o projeto é de uma aeronave subsônica e construída no conceito de asa voadora.  Recentemente a imprensa russa declarou também que o alcance da aeronave será ligeiramente maior que odos atuais bombardeiros Tu-160 e que a aeronave está sendo concebida para comandar e operar conjuntamente com drones para sua auto defesa.

O conceito de asa voadora foi escolhido pois fornece baixa visibilidade para a aeronave frente aos radares operando em ondas longas. Na nota para a Interfax, foi relatado que o PAKDA será equipado com os mais modernos equipamentos eletrônicos – incluindo radares, sistemas de navegação, comunicações e guerra eletrônica.

A principal arma do bombardeiro será um míssil hipersônico de longo alcance. Além de mísseis estratégicos, a aeronave será equipada com armas de alta precisão.

Em janeiro de 2016, o comandante-em-chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia, Viktor Bondarev, anunciou que um protótipo do mais novo bombardeiro iria voar em meados de 2021, esta data foi novamente confirmada à Interfax.

2 Comentários

  1. Esse tipo de armamento aéreo já está tecnologicamente ultrapassado… estamos entrando na era dos Jedi e muitos não se deram conta disso… um disparo de satélites apropriados e… “torre… torre… pássaro em queda livre… repetindo…”… 🙂

Comentários não permitidos.