Ucrânia apresenta versão modernizada do carro de combate T-64

 

Por Tito Lívio

Especial para o Plano Brasil

O principal conglomerado de defesa ucraniano, a UkrOboronProm  mostrou uma versão modernizada do carro de combate T-64

No dia 11 de Fevereiro, a UkrOboronProm mostrou uma nova versão do carro de combate T-64, desenvolvido pelo escritório de pesquisas Morozov , localizado em Kharkov, no leste do país.

A UkrOboronProm exibiu um vídeo demonstrativo das capacidades de manobra e tiro do veículo, onde se destaca um novo imageador térmico, blindagem passiva, rádio digital e sistema de navegação.

“Durante o processo de modernização, sistemas de visão noturna com um sistema eletro-óptico de terceira geração foram integrados ao veículo de combate”. Disse em declaração da empresa.

De acordo com a declaração, o pacote de modernização de baixo custo compreende a instalação de novos sensores e blindagem, incluindo uma unidade de navegação via satélite desenvolvida pela Orizon-Navigation , localizada em Cherkassy, no centro-leste do país, imageador térmico, dispositivos de sobrevivência para a tripulação, visores eletro-ópticos de terceira geração e blindagem passiva modular.

Além disso, o carro está equipado com um novo rádio digital “Lybid-K 2RB” – providenciando uma conexão segura de interferência e intercepta comunicações a distâncias de até 70 km.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=NFNpCQlcFzc[/embedyt]

O T-64 é um carro de combate desenvolvido na URSS pelo escritório Morozov de Kharkov (na atual Ucrânia) produzido de 1963 a 1987, e um dos primeiros veículos com blindagem composta (podendo também receber kits de blindagem reativa explosiva), um motor e transmissão compacta, um canhão de 125 mm com carregador automático (reduzindo a tripulação para três membros) e capaz de lançar mísseis anticarro. Apesar desses componentes e armamento pesado, o T-64 pesava apenas 38 toneladas se comparado a modelos contemporâneos.

Assim, o T-64 é considerado por muitos analistas como o percursor dos principais carros de combate modernos, pois tais características passariam a ser consideradas por todos os projetos futuros de carros de combate, nos quatro cantos do mundo. O T-64 é considerado por muitos analistas como o percursor dos principais carros de combate modernos, pois tais características passariam a ser consideradas por todos os projetos futuros de carros de combate, nos quatro cantos do mundo. O T-64 é o antecessor da família de carros de combate soviéticos de segunda e terceira geração, que compreende o T-72, T-80, T-84 e T-90, e muitas de suas melhorias e capacidades seriam empregadas em pacotes de modernização para os antigos T-55 e T-62.

A modernização proposta pela UkrOboronProm demonstra o grande potencial a ser explorado e otimizado, mesmo numa plataforma antiga como o T-64.