Força Aérea Indiana inicia integração do míssil MBDA ASRAAM no Sukhoi Su-30MKI.

Segundo informações divulgadas por agências de notícias da Índia a Força Aérea Indiana está realizando a integração do míssil ar-ar de curto alcance MBDA AIM-132  ASRAAM ( Advanced Short Range Air-to-Air Missile) nos aviões de combate Sukhoi Su-30MKI Flanker-H.

 As principais fontes informam que 2 aviões Su-30 MKI fabricados pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited ) foram submetidos a modificações no seu software para integrar o míssil ASRAAM ao sistema de armas da aeronave.

Em 2014, a Índia assinou com o Reino Unido um acordo para adquirir 384 ASRAAM da MBDA visando a substituição o antigo míssil Matra Magic R550 para ser integrado ao avião de ataque SEPECAT Jaguar.

Além da aquisição dos misseis também foi acordado a produção de 30% dos componentes na Índia pela Bharat Dynamics Limited ( BDL ) em suas instalações na cidade de Hyderabad como parte do acordo de  offset entre os dois países.

AIM-132 ASRAAM.

A empresa indiana de aviação National Aerospace Laboratories (NAL) é a responsável por integrar e testar a estabilidade do ASRAAM na estrutura do Su-30 MKI em seus túneis de vento nas instalações de Bengalori. Fontes da NAL confirmam que a análise dos testes de voo foram realizadas no ano passado. Os testes em voo estão em andamento, tendo previsão para a realização dos primeiros disparos até Julho desse ano.

O ASRAAM pode vir a se tornar o míssil padrão da força aérea indiana o que quebraria alguns paradigmas da índia em manter diversos modelos de armas.

Atualmente o principal míssil  arar de curto alcance utilizado no Su-30MKI é o russo  Vympel R-73 ( AA-11 Archer no código militar da OTAN) no qual a Índia adquiriu 4 mil unidades em 1996, com as entregas ocorrendo no período de 1997-2015.

Colaborou Tito Lívio Barcelos

Com Informações de Agências de Notícias Internacionais

1 Comentário

  1. Isso mostra a vantagem de se ter acesso a capacidade de integração, você pode integrar tudo que é possível e no caso do Su-30MKI a imaginação é o limite já que se trata de uma plataforma formidável.

    Sds

Comentários não permitidos.