Defesa & Geopolítica

Projetistas estimam a data de lançamento do programa PAK DA

Posted by

 

Créditos Paralay, imagem meramente ilustrativa.

E.M.Pinto

Em declarações à TASS, Alexander Konyukhov, diretor-geral da Tupolev PJSC afirmou que o  programa de voos  do Bombardeiro Estratégico de longo alcance de nova geração PAK-DA (Perspektivnyi aviatsionnyi kompleks dal’ney aviatsii ‘)  está previsto para ser iniciado nos próximos cinco a sete anos.

Konyukhov informou que o vento coincidirá como 50º aniversário do primeiro vôo do avião de passageiros supersônico Tu-144, e declarou que os avanços tecnológicos necessários para a aeronave estão em franco desenvolvimento, partindo de profundas revisões técnicas. Atualmente o projeto atende  pelo codinome Project 80 e que as Forças Aeroespaciais Russas estimam colocá-lo em serviço entre 2025 e 2030 após a realização de testes de avaliação.

Um pouco antes, o chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, também disse que o trabalho de pesquisa sobre o projeto para estava em fase de conclusão.

Dentre as tecnologias mais inovadoras do novo bombardeiro estão a capacidade de:

  • Coordenar e operar em conjunto com uma nuvem de drones de ataque, defesa e guerra eletrônica.
  • Coordenar taques sincronizados com outras aeronaves
  • Lançar mísseis táticos e estratégicos furtivos
  • Lançar armas hipersônicas
  • Atacar em profundidade sem ser detectado
  • Atuar ativa e passivamente em ambiente de guerra eletrônica
  • Coordenar ataques de mísseis lançados por outras aeronaves
  • Efetuar ataques aos grupos navais
  • Efetuar ataques aos alvos estratégicos e táticos
  • Atuar como plataforma de reconhecimento.

O Programa visa substituir a linha de atuais bombardeiros Tu-22M3 e  Tu-95MS em um primeiro momento até meados da década de 30 e posteriormente os Tu-160 e Tu-160M2 a partir da década de 40.

Bondarev reforçou que muitos avanços já foram alcançados que teve seu início em 2009 e que o programa poderá ter seus protótipos em voo entre 2025-2026 e entrar na produção seriada em 2028 ou 2029. Em dezembro Bondarev afirmou que muito em breve seria anunciado o início da construção do primeiro protótipo do modelo.

A unidade de fabricação escolhida para a aeronave é a planta industrial de Kazan. Os custos estimados dos programas variam segundo os especialistas, porém alguns analistas consideram que cada aeronave deve custar em torno de US$ 300 milhões e qua VKS tenha necessidades de incorporação de 80 a 120 bombardeiros deste modelo para as próximas duas décadas.

 

 

One Comment

  1. OLA GUERREIROS VENHO CONVIDÁ-LOS A CONHECER MEU CANAL, FALA SOBRE ASSUNTOS MILITARES E TECNOLOGICOS DIVERSOS, SE INSCREVAM E DEIXEM O LIKE AJUDEM MEU CANAL A CRESCER E A MELHORAR, VALEU GUERREIROS SELVA LINK DO CANAL https://www.youtube.com/watch?v=b41_1bomMSo&t=125s

shared on wplocker.com