Defesa & Geopolítica

A questão Venezuelana hoje: Quais os desafios que envolvem a relação Venezuela-Brasil? Será que existe risco de alguma guerra?

Posted by

De Leon Petta para o Plano Brasil

Sobre o Autor:

De Leon é Autor associado ao Plano Brasil e Professor das Faculdades Integradas Rio Branco. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Com estágio sanduíche na Virginia Commonwealth University (Estados Unidos) e University of Hong Kong (China). Tem experiência na área de Geopolítica e Crime Organizado. 

2 Comments

  1. muttley says:

    Um video bem ilustrativo apesar de falar coisas que podem ser obvias como, a questão geográfica e suas implicações logísticas. O Brasil não tem condição alguma de ir para a guerra com a Venezuela e para observar isso basta ver que nossa espinha dorsal aérea defensiva é formada pelo F-5 e isso apesar de termos um orçamento militar maior que o da Turquia, Canada, Israel, Espanha … segundo a Wiki https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_gastos_militares , somem a esse atoleiro o orçamento do nosso judiciário. Nossas Forças Armadas são apenas para a defesa e quando solicitadas a tempo ajudam de forma exemplar a comunidade em caso de desastres etc…

    *o video fala em milicias apoiando o governo, essa é uma informação interessante para aqueles que tinham (tem) medo disso aqui virar uma Venezuela. Se lá o estado paralelo é oficializado aqui tem gente dizendo que vai ser só questão de tempo. E esse estado paralelo aqui não vem de hoje, alguém lembra da historia que contaram quando Michael Jackson veio gravar o clipe da canção “They Don’t Care About Us”, na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro? Quem sabe não estamos tão distantes de sermos uma Venezuela.
    ** Eu fico imaginando as opções que o povo Venezuelano tem, de um lado Maduro e de outro um cidadão auto proclamado presidente e apoiado por Trump entre outros.
    *** e por falar em Brumadinho e FA, o pessoal de Israel foi embora. Será que é porque oque o oficial do Corpo de Bombeiros de MG falou era de fato certo, que o equipamento deles era inapropriado. Fica a pergunta de o por que do governador de MG não solicitar a ajuda imediata do Exercito e depois aceitar de “boa” a ajuda Israelense?. Nosso presidente ter pedido a ajuda Israelense e não ter feito tal pedido para nosso Exercito, https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/28/efetivo-a-disposicao-de-mg-nao-e-empregado-para-militares-nao-se-pode-abrir-mao-de-ajuda.ghtml . A impressão que tenho é que tentaram fazer propaganda de Israel as custas de nossos Mortos e do Exercito Israelense.

    Sds

  2. B&E says:

    Será que realmente teremos outra guerra do Paraguai, onde tivemos que combater maltrapilhos que guerreavam descalços ???… depois será mimimi forever… melhor uma solução cirúrgica através de um sniper com uma .50… 🙂

shared on wplocker.com