O Ministério da Defesa Russo apresentou o míssil 9M729 do sistema Iskander-M aos adidos militares

Rustam- Moscou

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

O Ministério da Defesa da Rússia apresentou nesta quarta-feira, para os adidos militares estrangeiros, o mais novo míssil tático do arsenal russo, o 9M729, A nova arma aumenta a gama de sistemas táticos russos e integra o sistema de mísseis táticos operacionais Iskander-M.

A nova arma denominada Novator 9M729 recebeu a designação da OTAN de SSC-8. Acredita-se que o míssil de cruzeiro  tenha um alcance entre 500 e 5.500 km e, portanto, transgride segundo um alto oficial da OTAN, os termos do tratado,de armas assinados pela Rússia.

Em 2016 analistas norte americanos afirmaram ao congresso que a Federação Russa continuava violando suas obrigações sob o Tratado INF de não possuir, produzir ou testar em voo um míssil de cruzeiro lançado no solo nesta faixa de alcance. Porém como relatado por Vladimir Putin em seu badalado discurso a nação

“A Rússia foi levada a desenvolver armas para a sua defesa, uma vez que  a OTAN e seus aliados violaram vários acordos como o de não expansão da OTAN para as ex-membros da União soviética”.

A nova arma apresentada é muito mais capaz que seu predecessor segundo informa o projetista, numa configuração especial do lançador autopropulsado que acomoda quatro mísseis 9M729, o Iskander-M  aumenta a capacidade duplicando o número de armas por veículo lançador.


O míssil de cruzeiro 9M729 é uma configuração mais recente do míssil 9M728, que faz parte do sistema Iskander-M. Foi desenvolvido pelo bureau de design Novator em Yekaterinburg. O míssil 9M729 possui uma ogiva de maior rendimento e um novo sistema de controle para maior precisão. A maioria das peças e componentes dos mísseis 9M728 e 9M729 é idêntica.

Na apresentação ao público o MD russo afirmou que a arma possui alcance de apenas 500km o que não é compartilhado pelos críticos do sistema e seus adversários.