Conheça os 5 piores caças americanos de todos os tempos (SIM, O F-35 ESTÁ NA LISTA)

F-35
F-35 JSF

Tradução e edição: ARC / Plano Brasil

Autor: David Majumdar / National Interest

     PREFÁCIO

 Os Estados Unidos construíram muitos grandes lutadores ao longo dos anos. O P-51 Mustang, o F4U Corsair, o F-86 Sabre, o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F-22 estão entre os melhores aviões de guerra já produzidos neste país. Este artigo não é sobre essas máquinas.Houve muitas vezes em que a ingenuidade americana os fizeram cair de cara no chão. Este artigo é sobre os projetos de aviões de guerra dos EUA – os piores dos piores. Mas a partir de cada um desses fracassos, podemos aprender algo e garantir que isso nunca aconteça novamente. “É apenas uma falha se você não aprender algo com isso”.

Bell P-59 Airacomet

O P-59 Airacomet da Bell foi a primeira tentativa da América de construir um caça a jato. No entanto, em comparação com seus homólogos britânicos e alemães – o Gloster Meteor e o Messerschmitt Me 262 – o P-59 foi um fracasso abissal.

 

Bell P-59 Airacomet. Fonte: Pinterest

De fato, durante os testes contra o Lockheed P-38 Lightnings, o Republic P-47 Thunderbolts e um Mitsubishi Zero capturado, descobriu-se que o P-59 não oferecia nenhuma vantagem sobre os convencionais caças a motor a pistão da época. Além disso, em muitos casos, os caças a motor de pistão superavam o novo jato.

A P-59 tinha uma velocidade máxima de apenas 413 milhas por hora – aproximadamente equivalente ao P-38. Em última análise, o P-59 provou ser de pouca utilidade, exceto como veículo de teste, mas preparou o terreno para projetos posteriores e mais bem sucedidos.

Vought F7U Cutlass

A Marinha dos EUA não teve facilidade em introduzir jatos no convés de seus transportadores. Um dos primeiros esforços foi o Vought F7U Cutlass – conhecido irracionalmente por seus pilotos como o “Cutelo cego”. O Cutlass não só era severamente desprovido de força com seu par de turbojatos Westinghouse J46-WE-8B; também sofria de sistemas imaturos – especialmente sua hidráulica problemática.

F7U Cutlass. Fonte: Tacairnet

De fato, o ex-almirante aposentado da Marinha dos EUA Edward Lewis “Whitey” Feightner – um ex-Blue angel – disse à revista Air & Space and Magazine do Smithsonian que ele ofereceu sua renúncia no local quando foi informado que a equipe pilotaria o Cutlass. “O Cutlass pode ser transformado em uma boa máquina voadora com algumas modificações”, escreveu o piloto da F7U-3, John Moore, em The Wrong Stuff, Air & Space. “Como uma cauda convencional, triplicando o empuxo, cortando a roda do nariz ao meio, refazendo completamente o sistema de controle de voo e conseguindo outra pessoa para pilotá-lo.”

 Grumman F-11 Tiger:

A Grumman é famosa por construir alguns dos melhores aviões de guerra da Marinha, mas o F-11 Tiger não era um desses. Na verdade, o F-11 é uma das poucas aeronaves da história que conseguiu se derrubar – literalmente. Durante um voo de teste, um piloto de testes de Grumman, que estava testando o canhão de 20 mm do jato conseguiu ser atingido pelos próprios projéteis que ele havia disparado.

Grumman F-11 Tiger. Fonte: Blueangels

O problema com o F-11 estava relacionado mais com os motores. Os motores Wright J65-W-14 da aeronave não eram confiáveis e queimavam combustível a uma taxa anormal. Como resultado, a Marinha não ficou feliz com o Tiger. Aeronaves navais – por causa do implacável ambiente marítimo – devem ter boa autonomia e motores altamente confiáveis.

O Tiger foi retirado de serviço depois de servir por apenas 13 anos.

Convair F-102 Delta Dagger

O Convair F-102 Delta Dagger foi originalmente projetado para ser um interceptador em grandes altitudes em alta velocidade, com o intuito de destruir as hordas de bombardeiros soviéticos que se esperava que atacassem os Estados Unidos, isso claro, no caso da Guerra Fria esquentar.

Os projetistas construíram um jato de asa no formato em delta em torno de um poderoso turbojato de pós-combustão Pratt & Whitney J57-P-25, um avançado sistema de controle de incêndio e uma baia de armas interna. Todas as indicações iniciais mostraram que o jato deveria ter um desempenho espetacular – até que ele voasse. O protótipo não conseguiu nem quebrar o Mach 1.0.

Convair F-102A (S/N 55-3372) in flight. (U.S. Air Force photo)

O Delta Dagger havia encontrado o que era então um fenômeno recém-descoberto chamado arrasto de ondas transônicas. A aeronave teve que ser completamente reprojetada usando a regra  de Whitcomb, que basicamente afirma que uma aeronave deve ter uma distribuição de área transversal longitudinal uniforme, para minimizar o arrasto transônico. O F-102 redesenhado tinha uma configuração de “garrafa de Coca”. Algumas versões da história sugerem que o novo design da fuselagem do jato foi realmente inspirado pela figura da atriz Marilyn Monroe, em vez de uma garrafa de Coca-Cola.

O F-102 reconfigurado poderia eventualmente atingir velocidades de Mach 1.22, mas o jato nunca atingiu as expectativas. Eventualmente, foi completamente reprojetado em uma configuração que resultou no muito bem sucedido F-106 Delta Dart.

F-35 Joint Strike Fighter

O Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter não é necessariamente um avião ruim – no entanto, está anos atrasado, grotescamente acima do orçamento, e a aeronave provavelmente nunca entregará o que seus projetistas originalmente prometeram. O F-35 é um caso de ambição maciça de desenvolver uma estrutura de base que pode ser adaptada para substituir meia dúzia de jatos especializados. O resultado é um “pau pra toda obra” caro, mas um mestre de nada.

U.S. Air Force F-35A Lightning II Joint Strike Fighters. Fonte: (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Donald R. Allen/Released), Dvidshub.

Além disso, os requisitos para o F-35 foram definidos em um momento em que as futuras ameaças não eram claras. Os requisitos foram estabelecidos para lutar em um ambiente que era menos intenso do que se poderia esperar, logo após o colapso da União Soviética, mas também se tornou extenuante para conflitos de baixa renda, o  como hoje tem ocorrido na Síria ou no Iraque. Aqueles que definiram os requisitos não previram o ressurgimento da China como superpotência ou as ameaças de negação de acesso – área que os EUA estão agora começando a enfrentar mais intensamente.

O resultado é uma aeronave que não é ideal para enfrentar os desafios emergentes que a nação enfrenta no Pacífico Ocidental.

 

 

 

 

 

 

4 Comentários

  1. O Japão desistiu de montar e adquirir mais F-35. Estou vendo que os japonese pra enfrentar a China farão igual aos indianos, adquirindo lotes e lotes de Sukhoys.

  2. Vamos ser justo …o banana splite e os demais made USA ? … só … e os made rusiam e os france, e os made UK ? … vamos esperar os próximos capitulos.
    .
    Lembrando daquele 6 X 0 entre os famosos Typhoon com os SU-30 MKI …e sem falar do museu aéreo SU-24 que fez história naquela comédia no Mar Negro envolvendo o USS Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk … que coisa nê .

    • Esses projetos de caças de ultimas gerações são verdadeiros ladrões de dinheiro público. F-35 é o mais escrachado mesmo.
      As empresas em conluios com poderes públicos estão apenas fazendo uma propaganda que nunca vão cumprir, em todos os países e blocos esses ‘super-caças’ estão se mostrando muito inferiores ao que tanto propagaram.

  3. É se gastando e errando que se chega na frente… é um erro se acreditar em tudo que “ispecialistas” deitam letra em textos sem confirmação de fontes primárias que podem estar fornecendo informações contrárias a realidade… DUVIDO que os yankes gastem BILHÕES em algo que não tenha resultado concreto… os EUA não é o Brasil de um mês atrás… o tempo dirá…

Comentários não permitidos.