Defesa & Geopolítica

Treinador e aeronave de ataque leve turca Hurkus-C completou com sucesso testes de vôo e de tiro

Posted by

Adaptação e tradução E.M.Pinto

Foi o que noticiou Lale Sariibrahimoglu, Ankara   no semanário de defesa Jane’s.

Em nota Sariibrahimoglu informa que a aeronave de treinamento básico e ataque leve Hurkus-C, desenvolvida localmente pela Turquia, efetuou ensaios de ataque com sistemas de guerra eletrônica instalados, completou com sucesso os ensaios de vôo e de lançamento de armas.

Os ensaios foram realizados pela Turkish Aerospace Industries (TAI) em 29 de dezembro.


Este foi o primeiro voo do Hurkus-C transportando armas e sistemas defensivos para facilitar missões de apoio aéreo aproximado,disse Ismail Demir, chefe da Presidência da Turkish Defense Industries que concedeu entrevista à CNN Türk em 29 de dezembro.

Em 2017, a aeronave realizou seu primeiro teste de fogo com um míssil anticarro de longo alcance guiado guiado por laser Lumtas da Roketsan.

O Hurkus-C, que possui cinco hardpoints e capacidade de carga de 1.500 kg, também pode operar com outras munições desenvolvidas localmente, incluindo foguetes 70 mm guiados por laser Cirit e bombas de queda livre equipadas com kits de orientação a laser Teber INS / GPS. Além disso, ele pode ser armado com bombas de uso geral, bem como sistemas de canhão de 12,7 mm e 20 mm.
Sobre as encomenda  da Força Aérea Turca, o Hurkus-C também poderá transportar munições mais pesadas, de acordo com Demir. Doze Hurkus-C, com uma opção de continuação para mais 12, estão atualmente planejados para produção.

“O Hurkus-C, equipada com uma estrutura blindada, sistemas de autoproteção, cabine de comando digital, visão noturna e sistemas aviônicos avançados, destina-se a realizar missões de ataque leve e de reconhecimento armado, bem como treinar pilotos. Os requisitos de treinamento são de  baixo custo e com alta precisão … Nossas aeronaves também terão sistemas de comunicações seguras digitais, conexões de imagem e dados e um sistema de geração de imagens térmicas / observação”. Informou Ismail Demir.


Vídeos e dados podem ser transmitidos de um Hurkus-C para uma estação terrestre em tempo real, de acordo com o TAI.
O Hurkus-C é impulsionado por um motor Pratt & Whitney de 1.600 hp, embora a Tusas Engine Industries (TEI) da Turquia esteja desenvolvendo um motor nacional pra a sua substituição.

Fonte: www.janes.com

9 Comments

  1. Caio says:

    Sera uma ameaça ao tucano??

    • Fennek says:

      Não.

    • Tomcat4.0 says:

      Não mesmo!!!

  2. Acredito que pode sim ser um serio rival ao super tucano sim.

  3. Gengisdu40 says:

    Gostei dos armamentos.

  4. Eduardo Ramos says:

    Pessoal o EMB-314 é uma aeronave consolidada no mercado de aeronaves turboélices seja para treinamento, seja para missões de combate, foi comprovada sua qualidade em guerras espalhadas pelo mundo, possui mais de uma centena de aeronaves em operação, participou e ganhou importantes concorrências uma delas para a USAF que tinha como objetivo equipar a Força Aérea Afegã, não tem como um produto ainda mais imaturo tomar o lugar que o EMB-314 tem.

  5. tiosam tiosam says:

    Sem chance para a Turkaida.

  6. muttley says:

    O maior rival que existe para o EMB-314 é politico, o chamado embargo, isso pode gerar um concorrente a altura ou ate melhor com o tempo.

    Sds

  7. tassios says:

    Super Turcano

shared on wplocker.com