Novo míssil de cruzeiro Kalibr-M com autonomia de mais de 4.500 km em desenvolvimento na Rússia

De acordo com a fonte, grandes navios de superfície serão equipados com a nova versão denominada Kalibr-M começando com fragatas, bem como submarinos nucleares.

Informações TASS
Tradução e adaptação-E.M.pinto
© Ministério da Defesa da Federação Russa / TASS

MOSCOU, 8 de janeiro / TASS /.

  Uma nova versão do míssil Kalibr, denominada Kalibr-M, com alcance estendido para mais de 4.500 km, está atualmente em desenvolvimento atendendo a um pedido da Marinha Russa. Foi o que relatou uma fonte do complexo industrial-militar à TASS nesta terça-feira.

“O mais novo míssil de cruzeiro Kalibr-M de alta precisão baseado em navios, possui alcance máximo de disparo de mais de 4.500 km. Está sendo desenvolvido para a Marinha Russa. A criação do foguete propulsor está em fase de pesquisa e é financiada pelo Ministério da Defesa. Defesa “, disse a fonte à TASS.

A fonte esclareceu que o desenvolvimento do míssil foi incluído no programa de armamentos até 2027. A fonte acrescentou que o novo míssil será diferente dos mísseis Kalibr existentes em serviço, tanto em termos de maior alcance e dimensões.

“Será muito maior, o peso de sua ogiva se aproximará a 1 tonelada”, observou ele.

Segundo a fonte, grandes navios de superfície serão equipados com este míssil, começando com fragatas, bem como submarinos nucleares.

“O Kalibr-M foi projetado para destruir instalações terrestres e será capaz de transportar ogivas nucleares e convencionais”, disse ele.

A TASS não possui confirmação oficial das informações fornecidas pela fonte.

Atualmente, o sistema de mísseis Kalibr está em serviço com a Marinha russa. De acordo com dados de fontes abertas, o alcance máximo de disparo de um míssil de cruzeiro 3M-14, voando a uma velocidade subsônica, atinge cerca de 2.000 km.

Fonte: Tass