Bolsonaro diz que relação da Rússia com Venezuela preocupa e não descarta base dos EUA no país

Por Eduardo Simões

 O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista ao SBT nesta quinta-feira que as relações da “ditadura” da Venezuela com a Rússia são motivo de preocupação e não descartou permitir que os Estados Unidos instalem uma base militar no Brasil “de acordo com o que puder vir acontecer no mundo”.

“A Rússia fez uma manobra na Venezuela, nós sabemos qual a intenção do governo de Maduro, ou da ditadura do Maduro, e o Brasil tem que se preocupar com isso. Ao longo dos últimos 20, 25 anos, as nossas Forças Armadas foram abandonadas por uma questão política, porque nós das Forças Armadas somos o último obstáculo para o socialismo”, disse o presidente.

“A minha aproximação com os Estados Unidos é uma questão econômica, mas pode ser bélica também. Nós podemos fazer acordo voltado para essa questão. Não queremos ter um superpoder aqui na América do Sul, mas devemos ter, no meu entender, a supremacia”, acrescentou.

Indagado sobre a possibilidade de instalação de uma base militar norte-americana em solo brasileiro, Bolsonaro, que é capitão da reserva, não descartou a medida.

“A questão física pode ser até simbólica. Hoje em dia o poderio das Forças Armadas americanas, chinesas, soviéticas alcançam o mundo todo independente de base. Agora, de acordo com o que puder vir acontecer no mundo, quem sabe você tenha que discutir essa questão no futuro”

Na entrevista para a emissora, o presidente disse ainda que tem “pré-acertada” uma visita aos EUA em março para se reunir com o presidente norte-americano Donald Trump. O presidente também confirmou que irá ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, neste mês e, por isso, a cirurgia para reverter a colostomia à qual se submeteu após sofrer uma facada em setembro deverá ocorrer no dia 28 ou 29.

Indagado sobre a movimentação financeira atípica de Fabricio Queiroz, ex-assessor de seu filho senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), Bolsonaro disse que emprestou dinheiro a ele mais de uma vez, por isso houve depósitos de Queiroz na conta da primeira-dama Michelle. Ele afirmou que caberá ao ex-assessor se explicar, embora tenha declarado confiar nele até se prove o contrário.

Fonte: Reuters

7 Comentários

  1. Os EUA e o Pato Donald Trump estão super preocupados com Brasil, Venezuela e Bolivia.
    Já está perdendo aquele cabelo ridiculo.
    A maior preocupaçâo é com a China.

  2. Bom, Ele já foi desautorizado e corrigido umas duas vezes em quatro dias de governo, então é melhor esperar alguém falar algo mais consistente e fundamentado. Em outros tempos existiu uma base em Natal, que por sinal teve grande importancia inclusive cultural e progressista já que lá as mulheres puderam ver que era possível usar calças. Essa pirotecnia levantada por Ele serve apenas para desfocar nossos reais problemas, que não são as cores que meninos e meninas vestem, e a situação exige soluções e não sera uma Base aqui quem ira resolver.
    É aquela historia que vemos mundo afora, enquanto os EUA vão pregando isolacionismo a China vem abrindo rotas de comercio.

    Sds

  3. Não acho que aja necessidade de base americana em solo nacional… o Brasil sozinho, com as mãos nas costas, “enverdece” o madurinho VERMElhinho… AD SUMUS !!!… ainda mais agora, com a chegada dos Gripens NG… 🙂

    • Primeiro precisamos resolver a defesa antiaérea das nossas forças. Depois, se conseguirmos destruir as baterias S-300 e Bulk da Venezuela, aí sim teremos boas chances.

  4. Mais uma vez nossa direita vira lata mostra sua cara que é abanar o rabinho e fazer o que o Tio Sam quer. Vergonha alheia destes palhaços escolhido por gente que se guia por fake news postado no What’s app. Mas a gente avisou que estes idiotas iam fazer água, só que pensei que ia demorar mais do que apenas 4 dias para começar a fazer besteiras mais do que as já faladas por eles todos os dias. É uma vergonha, ainda bem que não votei nestes bobos.

    • Que eu saiba é a esquerda que é vende pátria e não a direita que preserva que conserva os valores e o território. No mais, se a Rússia vir a montar uma base na Venezuela, não teremos chances mesmo de evitar, por exemplo, que facções de terroristas islâmicos adentrem ao território, considerando a nossa limitada (pra não dizer ausente) defesa antiaérea.

      No mais, parece que Cuba já secou a sua ‘vaca’ venezuelana e agora parte para sugar o México… muito nacionalista essa esquerda…..

  5. tivemos todo o tempo do mundo para nos tornarmos uma das maiores naçoes em termos de defesa e nao o fizemos. agora querem nos empurrar essa soluçao “jenial”.

Comentários não permitidos.