ADSUMUS: Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais conclui o 1º Curso de Especialização de Infantaria em São Tomé e Príncipe

1º Turma de Cabos Fuzileiros Navais Infantes
No dia 6 de dezembro, ocorreu a Cerimônia de Conclusão do 1º Curso de Especialização de Infantaria conduzido pelo Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais, que corresponde à segunda fase da Cooperação da Marinha do Brasil com a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (STP) no âmbito da formação, organização e estruturação da Unidade de Fuzileiros Navais de STP.
A cerimônia foi presidida pelo recém-nomeado Ministro da Defesa e Ordem Interna de STP, Óscar Sousa, e contou com a presença de autoridades santomenses e brasileiras, destacando-se o Embaixador do Brasil em STP, Vilmar Rogeiro Coutinho Junior, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas de STP, Brigadeiro Horácio Sousa e o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice Almirante, fuzileiro naval, Cesar Lopes Loureiro.
Discurso do Vice-Almirante Loureiro
O Curso de Especialização em Infantaria iniciou-se no dia 7 de maio e teve a carga-horária de 1000 horas. Foram matriculados no curso 24 fuzileiros navais, selecionados por meio de um concurso interno da Guarda Costeira, composto por uma prova escrita de conhecimentos profissionais e um teste de suficiência física. O currículo aplicado no curso foi semelhante ao currículo de especialização de infantaria aplicado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, tendo 21 fuzileiros navais que concluíram o curso com aproveitamento.
Fonte: MB