ADSUMUS: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realiza cerimônia de encerramento do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas 2018

No dia 5 de dezembro, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou a cerimônia de conclusão do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-Exp-OpRib/2018), em Belém-PA. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4°Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, e contou com a presença dos Titulares de organizações militares, familiares e convidados dos concludentes.
O C-Exp-OpRib foi iniciado em 5 de novembro com 49 candidatos, dos quais sete eram oriundos do Exército Brasileiro (EB) e da Polícia Militar do Pará (PMPA); os demais eram da Marinha. Os alunos foram submetidos ao rigor físico e mental que um combatente ribeirinho deve ter para superar os desafios que o ambiente operacional da Amazônia Oriental impõe.
Do total de candidatos, apenas 19 alunos concluíram com êxito a 31° edição do Curso, sendo um militar do EB e três militares da PMPA, demonstrando resiliência e técnica que os credenciam a serem conhecidos como Guardiões do Portal da Amazônia. Os militares estão aptos a atuarem no contexto das ações típicas de Fuzileiros Navais para as Operações Ribeirinhas.
O Comandante do 2°BtlOpRib, Capitão de Fragata Celio Litwak Nascimento, ressaltou que as dificuldades impostas no cumprimento das missões atribuídas aos alunos durante a realização do curso buscou dar mais realismo e desenvolver a capacidade de improvisação, usando-se de meios expeditos disponíveis na Selva e que venham a contribuir para o cumprimento das tarefas. “A cerimônia é um coroamento e reconhecimento da vitória individual e da superação, sendo motivo de júbilo para toda a tripulação do 2°BtlOpRib em poder compartilhar desse sentimento, e de ter novos Guardiões do Portal da Amazônia”, disse o Comandante Litwak.
Fonte: MB