Sisfron opera com 90% da sua capacidade tática

Dourados (MS), 23/11/2018 – O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Sisfron, está operando com 90% da sua capacidade tática. O projeto-piloto possui sistema de sensores, decisores (softwares) e atuadores (pessoal), numa extensão de 650 quilômetros na fronteira sul de Mato Grosso do Sul, entre as cidades de Mundo Novo e Caracol.

O projeto emprega tecnologia nacional de ponta, com radares fixos e móveis, antenas (infovias), além de equipamentos como sensores óticos, binóculos de visão termal e câmeras de longo alcance. A estrutura permite que as informações captadas pelos postos de vigilância cheguem em tempo real nos centros de operações, sendo interpretadas e usadas como suporte para a tomada de decisão.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, esteve na manhã da quinta-feira (22), em Dourados (MS), onde o projeto-piloto do Sisfron é operado a partir da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e constatou os avanços do sistema.

O ministro informou que entre os aperfeiçoamentos que podem ser feitos no projeto está o apoio de um satélite de sensoriamento de imagens, a partir do ano de 2023. Siliva e Luna afirmou que com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em maio do ano passado, o Sisfron já conta com a parte de comunicações. “A partir de 2023 teremos um satélite com imagem”, disse o ministro aos jornalistas presentes na 4ª Brigada. Silva e Luna também declarou que a previsibilidade orçamentária é essencial para dar continuidade a projetos da envergadura do Sisfron.

Na exposição feita para o responsável pela pasta da Defesa, foram apresentados dados que constatam o volume crescente de apreensões em operações inter agências e das Forças Armadas. Em 2016, foram apreendidas 133 toneladas de drogas. No ano seguinte, esse número subiu para 217 toneladas. Até novembro de 2018, o volume alcança 196 toneladas. Outra informação repassada é a integração entre os órgãos de segurança pública, seja por meio de ações ou de treinamentos e equipamentos.

O Sisfron é considerado um dos maiores projetos de segurança e defesa do mundo, com a missão de proteger 17 mil quilômetros de fronteiras de 10 países vizinhos.

 

Fonte: Ministério da Defesa