Plano Brasil/MD/MB/ATAC/Análise: “AE Ilques, atual CEMA, integrante da Turma Aspirante Conde (Colégio Naval (CN) 1971 e 1972, e Escola Naval (EN) 1973 a 1976), foi escolhido para ser o próximo CM”

Segundo Plano: Almirante de Esquadra Liseo Zampronio – Secretário-Geral da Marinha (SGM); e

Primeiro Plano: Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior – Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).

 NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Plano Brasil/MD/MB/ATAC/Análise: “Almirante de Esquadra (AE) Ilques, atual Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), integrante da Turma Aspirante Conde (Colégio Naval (CN) 1971 e 1972, e Escola Naval (EN) 1973 a 1976), foi escolhido para ser o próximo Comandante da Marinha (CM)”.

 

Com a ascensão ao Cargo de Comandante da Marinha a partir de 1º de janeiro de 2019 o atual Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra do Corpo da Armada Ilques Barbosa Junior, integrante da Turma Aspirante Conde ( ATAC – http://atac.org.br/ ), amigo leal para todas as horas e excelente profissional marinheiro, nos faz a todos seus amigos e integrantes da ATAC nos sentirmos honrosos por mais essa conquista, mais do que merecida pelo colega de turma Ilques, pelo seu zelo pela coisa pública, vibração marinheira e dedicação integral (24 X 7 – 24 horas por 7 dias na semana) à Marinha do Brasil.

No próximo dia 15/12/2018 a ATAC celebrará o 45º Aniversário de ingresso na Escola Naval (EN) com início às 17:35 horas na EN de um Culto Ecumênico, e após o descerramento de uma placa alusiva à data em questão, haverá uma confraternização entre os seus integrantes extensiva a seus familiares e convidados na Praça D´Armas dos Aspirantes.

Em tempo ( Comentário Pertinente de matéria publicada em 13/09/2018 nas páginas do Plano Brasil (PB) – ):

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Plano Brasil/MD/FAB/EMAER … MB/Turma Aspirante Conde (Colégio Naval (CN) 1971 e 1972, e Escola Naval (EN) 1973 a 1976)/Análise: “EMAER sedia Reunião do Comitê de Chefes de Estados-Maiores das FFAA”.

Na foto abaixo da matéria em questão, os dois Oficiais Generais de Quatro Estrelas da Marinha do Brasil (MB) são integrantes da minha turma, Turma Aspirante Conde, declarados Guardas-Marinha do Corpo da Armada (CA) em 13 de dezembro de 1976.

Razão do Nome da Turma

A minha turma, Colégio Naval (CN) 1971 e 1972, e Escola Naval (EN) 1973 a 1976, escolheu como nome de turma, “Turma Aspirante Conde”, em homenagem póstuma (In Memoriam) a um colega de turma, Aspirante Conde (Guilherme de Albuquerque Conde), que nas férias de fim de ano, do 2º ano para o 3º ano da EN, veio a falecer num acidente de carro.

No retorno das férias e início do 3º ano letivo essa notícia deixou toda a turma atônita o que serviu para uni-la e fortalecê-la ainda mais durante todo o 3º e 4º anos da EN.

A Turma Aspirante Conde fez doze (12) Oficiais Generais de duas Estrelas, posto de Contra-Almirante, sendo 7 no Corpo da Armada (CA), 1 no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), 3 no Corpo de Intendência da Marinha (CIM), e 1 no Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM).

Mantendo o foco somente no Corpo da Armada (CA), que vem a ser o meu Corpo de formação profissional-militar, a Turma Aspirante Conde fez dois “Comandante em Chefe da Esquadra (ComemCh), cargo, segundo Organograma da MB, a ser ocupado por um Vice-Almirante a saber:

Período 05/04/2013 a 09/04/2014 – cargo ocupado pelo então Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, atual Almirante de Esquadra (RM-1) Sérgio Roberto Fernandes dos Santos; e

Período 09/04/2014 a 09/12/2014 – cargo ocupado pelo então Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, atual Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior – Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).

Para que os integrantes do Corpo da Armada (CA) de uma mesma turma da EN venham a ser designados a assumir por duas vezes consecutivas o cargo de ComemCh ( https://www.marinha.mil.br/comemch/?q=comandantes ) na MB, faz-se necessário contar, e muito!!!, com a “Fortuna do Mar proporcionando Bons Ventos e Mares Tranquilos”.

Desses doze Oficiais Generais de duas Estrelas, três chegaram ao posto de Oficial General de Quatro Estrelas no Corpo da Armada (CA), e na data presente dois Almirantes de Esquadra (AE) estão no Serviço Ativo da Marinha (SAM): AE Ilques (CEMA) e AE Ademir (CEMCFA).”

Futuro ministro da Defesa anuncia novos comandantes das Forças Armadas; veja nomes

General Fernando Azevedo e Silva fez anúncio no gabinete de transição. Ilques Barbosa comandará Marinha; Edson Leal, o Exército; e Antonio Carlos Bermudez, a Aeronáutica.

Por Roniara Castilhos e Filipe Matoso, TV Globo e G1 — Brasília

21/11/2018

futuro Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, anunciou nesta quarta-feira (21) os nomes dos novos comandantes das Forças Armadas:

Marinha: Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior;

Exército: General de Exército Edson Leal Pujol; e

Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez.

O anúncio de Azevedo e Silva foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. Segundo ele, ainda não há data definida para a posse.

Na Marinha, Ilques Barbosa Júnior substituirá Eduardo Bacellar Leal Ferreira; no Exército, Edson Leal Pujol assumirá no lugar de Eduardo Villas Bôas; e na Aeronáutica, Antônio Carlos Bermudez substituirá Nivaldo Luiz Rossato.

Os atuais comandantes das Forças Armadas estão nos cargos desde janeiro de 2015, nomeados pela então presidente Dilma Rousseff.

Para ler toda a matéria do G1, acessar a fonte abaixo.

Fonte: G1