ADSUMUS: Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realiza adestramento de mergulho em Arraial do Cabo-RJ

Exercício de reflutuação da passadeira de alumínio
No período de 20 a 24 de agosto, foi realizado o adestramento de mergulho autônomo circuito aberto (Exercício AdestMerg/2018), com os mergulhadores do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav), na região de Arraial do Cabo-RJ, com apoio do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.
Durante o exercício, foram realizadas atividades de orientação subaquática; busca e reflutuação de equipagem de engenharia; resgate de mergulhador; equalização de flutuabilidade com o colete equilibrador; mergulho noturno com teste de queima de estopim utilizando acendedor hidráulico; simulação de preparação; e lançamento de carga explosiva.
Adestramento de Mergulho em Arraial do Cabo

 

A atividade de mergulho teve início no BtlEngFuzNav em 2013, com a formação dos primeiros mergulhadores autônomos no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché. A ação tem o propósito de auxiliar nas tarefas de transposição de curso d’Água, no reconhecimento de pontes, na demolição subaquática e outros apoios aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.
Fonte: MB