ADSUMUS: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realiza II Adestramento de Equipes Ribeirinhas

Adestramento de entrada e saída de compartimentos confinados
O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou, no período de 13 a 17 de agosto, a segunda edição do Adestramento de Equipes Ribeirinhas com propósito de manter a prontidão operativa dos militares na área de selva da Amazônia Oriental. O treinamento ocorreu no Centro de Treinamento Coronel Moraes, no município de Terra Alta-PA, e foi conduzido para os integrantes da 2ª Companhia de Fuzileiros Navais.
O exercício permitiu que todas as subunidades se mantivessem capacitadas em técnicas de combate necessárias a uma organização militar operativa do Corpo de Fuzileiros Navais. As instruções foram direcionadas para as operações militares em área urbana com características ribeirinhas, tendo como foco técnicas de entrada e saída de compartimentos confinados, adestramentos de comunicações, técnicas de rapel e escalada militar, defesa pessoal e maneabilidade tática com fuzil.
O Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata Celio Litwak Nascimento, comentou sobre o adestramento. “As técnicas treinadas são essenciais para o desenvolvimento das ações terrestres desencadeadas em proveito de operações ribeirinhas e terrestres de caráter naval. Além da qualificação técnica dos militares, observamos o espírito de equipe, o exercício das lideranças de pequenas frações e a manutenção da prontidão operativa do Batalhão com a versatilidade do emprego da Tropa nas mais variadas situações”.
Militares realizam adestramento de maneabilidade tática com fuzil
O monitor da equipe de instrução do 2ºBtlOpRib, Cabo Fuzileiro Naval de Engenharia Jailson Nascimento Silva, destacou as atividades realizadas. “Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos sobre as técnicas de combate em área de selva e ambiente urbano. As ações foram bem planejadas e executadas de modo a preservar a segurança e garantir o correto emprego dos militares neste tipo de missão”.
Fonte:MB