Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos visita Marinha do Brasil

O General Neller foi recepcionado pelo Comandante-Geral
do CFN na Fortaleza de São José
 “O Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos veem o mundo de maneira semelhante, enfrentam os mesmos desafios e necessitam dessa cooperação mútua para a construção de um mundo melhor”.
Essas foram as palavras do Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América (CMC), General Robert Blake Neller, durante visita ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, entre os dias 22 e 24 de agosto.
Acompanhado de sua comitiva, o General Neller foi recepcionado pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Bareto de Mattos, na manhã do dia 23 de agosto, na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Centro do Rio de Janeiro, onde assistiu a uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e conheceu a sede do Comando-Geral do CFN.
Em seguida, em cerimônia realizada no Gabinete do Comandante da Marinha no Rio, o General Neller foi agraciado com a Ordem do Mérito Naval no grau de Grande-Oficial. Em suas palavras, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ressaltou a importância do vínculo existente entre as duas instituições para o progresso do País. “Tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência para reconhecer sua inegável contribuição ao incremento deste já fraterno e sincero relacionamento existente entre nossas Forças. Os avanços conquistados nas interações construídas são fruto da seriedade e da atenção que Vossa Excelência e seus antecessores sempre conferiram às necessidades e aos anseios do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil”, destacou.
Ainda no dia 23 de agosto, o CMC esteve no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), onde participou de palestra sobre o CFN e proferiu uma palestra sobre o Corpo de Fuzileiros Navais americano. Na ocasião, o General Neller e comitiva visitaram as atividades da Unitas Amphibious – exercício multinacional no contexto regional das Américas para cooperação e interoperabilidade na execução de operações anfíbias -, que estavam sendo realizadas no CIASC, e, em seguida, assistiram a um desfile de Unidade Anfíbia (UAnf), no Comando da Divisão Anfíbia.
Durante a programação, o General Neller proferiu uma palestra sobre o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
No dia 24, a comitiva conheceu o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) e o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, onde foi realizada reunião de trabalho entre a delegação visitante e representantes do CFN.
O Almirante de Esquadra (FN) Alexandre destacou a importância do estreitamento dos laços entre os dois Corpos de Fuzileiros Navais para o constante desenvolvimento e aprimoramento das tropas brasileiras e americanas e para a contribuição das instituições para a estabilidade regional. O Comandante-Geral do CFN agradeceu, ainda, a visita do General Neller e sua comitiva à Marinha do Brasil e ao Corpo de Fuzileiros Navais.
Fonte: MB

2 Comentários

  1. É impressão minha mas praticamente a cada 15 dias, tem alguém do alto escalão dos EUA, vindo ao Brasil?! É minha gente, nada contra ‘visitas’ mas está muito visível o interesse de influenciar.
    A última vez que isto aconteceu foi na II Guerra Mundial e em menor escala em 1962/63.
    Se é que os amigos estão entendendo.

  2. Ferreira Junior Perfeito , claro devemos receber a todos os nossos visitantes com carinho ,deferimento e consideração , porém o que se vê passa dos limites , quero ver quando da visita de militares de outras nações amigas , as saudações serão pelo menos próximas a estas , por diversas vezes citei que presenciei em loco como tratam os militares do nosso Mui Amigo do Norte , uma vez senti foi muita vergonha !

Comentários não permitidos.