ADSUMUS: 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realiza adestramento para alunos da Academia de Bombeiros Militar do Pará

Tenente-Coronel Eduardo Celso, Capitão de Fragata (FN) Litwak e os alunos da Academia de Bombeiros Militar do Pará
No período de 7 a 9 de agosto, o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou instruções para 30 Cadetes do 2° Ano do Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFOC) pertencentes aos Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). As instruções foram conduzidas, de forma prática, na área de adestramento do Batalhão.
Durante os dias de adestramento, os alunos do CFOC adquiriram conhecimentos de técnicas especiais de sobrevivência na selva, orientação e navegação terrestre (diurna e noturna) e de rastreamento e contra-rastreamento. Esta última técnica tem a finalidade de localizar os sinais ou rastros deixados por possíveis inimigos e combatê-los de forma mais objetiva e segura possível.
O Primeiro Sargento Fuzileiro Naval de Infantaria Rinaldo Eloi da Silva, integrante da Equipe de Instrução do 2ºBtlOpRib, comentou sobre as instruções ministradas. “Os alunos adquirem conhecimentos sobre a vida na selva para as diversas situações de sobrevivência. No caso dos Bombeiros, essa demanda foi adaptada à realidade daquela instituição e se aplica nas áreas de busca e resgate de sobreviventes, bem como um possível emprego de combate nesse ambiente. Sinto-me orgulhoso em saber que as Forças de Segurança Pública depositam a confiança em nossas instruções e em nossa organização militar”.
Alunos da Academia de Bombeiros Militar do Pará em instrução
prática de orientação diurna

O Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Celio Litwak Nascimento, ressaltou que o apoio prestado à importante e histórica instituição militar do estado do Pará reforça os laços de amizade existentes entre a Marinha do Brasil e o CBMPA, além de representar a confiança no profissionalismo e competência dos militares do Batalhão e do Corpo de Fuzileiros Navais.