Categories
Uncategorized

Dica de Cinema: “Hamartia – Ventos do Destino”

O longa Hamartia-Ventos do Destino estreio no dia, 05 de julho, no NET NOW (canal por assinatura).

O filme, produzido e gravado em Santa Maria-RS, trata da vida de um piloto de caça que busca reconstituir a vida após a inesperada morte da esposa. O personagem encontra no trabalho e na amizade um caminho para o seu reinício, porém uma misteriosa mulher surge em sua vida e lhe coloca um desafio que o faz repensar a própria existência.

Ator Emersom Peixoto

O filme é uma parceria inédita para a produção entre órgãos do governo que não têm tradição no ramo: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Força Aérea Brasileira (FAB). O desejo do coordenador do projeto, o professor de jornalismo Rondon de Castro.

Através do seu projeto surgiu a parceria com a Força Aérea Brasileira, que permitiu o desenvolvimento de pesquisas para a elaboração do roteiro. O longa foi desenvolvido pela Khine Produções Ltda, produtora cultural da cidade de Santa Maria-RS. As novas parcerias institucionais foram indispensáveis para a realização do filme, como a Universidade Franciscana.

O ator Roberto Birindelli faz o papel de um Membro do PARA SAR

Mas, antes que alguém ache que se trata de um “Top Gun” brasileiro, Rondon explica por que não será. “Não temos a menor intenção de fazer um filme de aventura aérea. colocamos o cotidiano da FAB como pano de fundo para um filme intimista, de reconstrução humana.”

Na tragédia grega, “hamartia” é um erro de julgamento do herói que leva a uma catástrofe, mas o título também pode ser interpretado como “uma missão dada pelos deuses aos homens para serem felizes”, segundo Rondon.

O elenco do filme é composto por atores conhecidos no cinema e no teatro gaúcho e nacional. Emersom Peixoto (Ten. Martim), Cândice Lorenzoni, André Assmann e Leonardo Machado, Roberto Birindelli são os principais nomes do estado do RS.

Um dos maiores “atores” é o caça-bombardeiro Embraer AMX, conhecido como A-1 pertencente 3°/10° GAv (3º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação)   Esquadrão Centauro , baseado em Santa Maria. “Adoro esse avião, tem um design muito bonito”, afirma o diretor.


As cenas aéreas foram filmadas tanto em Santa Maria como em outros pontos do país, durante exercícios da FAB – Um dos pontos altos do filme é o abate de um AMX após o reconhecimento a uma pista clandestina do narcotráfico na Amazônia.

Em 2004 iniciou-se as pré-produções tendo suas gravações ocorridas no periodo de 2007/2010, o longa teve previsão inicial de ser lançado em 2011, mas a falta de recursos para a finalização fez com que o lançamento fosse adiado sendo lançado apenas em 2018.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5j9DHzI3Xvg[/embedyt]

Ficha técnica: 
Produção: Khine Produções
Roteiro e Direção: Rondon de Castro
Elenco principal: Emersom Peixoto, André Assmann, Cândice Lorenzoni, Arlete Heringer,
Rodrigo Veronese, Leonardo Machado e Lúcia Romano.
Produção Executiva: Márcio Negrini
Direção de Fotografia: Jorge Henrique Boca
Direção de Arte e Figurino: Adriana Borba
Som Direto: Gabriela Bervian
Direção de Produção: Tamara Mancuso
Montagem: Maurício Canterle
Finalização: Fernando Codevilla