Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) do Ceará adquiri 3,1 mil novas armas importadas

O Governo do Estado do Ceará divulgou nesta quarta-feira (1º) o recebimento de milhares de armas, que serão utilizadas para policiais civis e militares do estado. São 3.140 pistolas, das quais mil serão utilizadas por policiais civis, e o restante, por policiais militares.

Governo do Estado do Ceará divulgou nesta quarta-feira (1º) o recebimento de milhares de armas, que serão utilizadas para policiais civis e militares do estado. São 3.140 pistolas, das quais mil serão utilizadas por policiais civis, e o restante, por policiais militares.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a aquisição das armas se deu através de um processo licitatório internacional inédito no Brasil. O armamento custou R$ 4,5 milhões aos cofres do Governo do Estado. “As pistolas representam o empenho da Secretaria em adquirir equipamentos de ponta para o profissional de segurança cearense. Contrato foi assinado pela SSDPS e a fabricante internacional em fevereiro deste ano, tendo possibilitado uma economia de mais de 50%, na comparação com uma licitação nacional”, informou a pasta, em nota.

São mil para a PC no calibre .40, distribuídas para delegados, escrivães e inspetores. Temos ainda 840 no calibre 9 mm para o Batalhão de Choque, acauteladas a cada policial militar. E as 1.300 restantes da PM, calibre .40, não serão distribuídas para Batalhões especializados, mas para o POG – Policiamento Ostensivo Geral.


Está tramitando um novo pedido, a aquisição de outras 1.000 pistolas para a PC, e 9.000 para a PM, todas SIG SAUER; e assim fazermos o acautelamento para todo e qualquer policial militar. Nosso trabalho é para que esse segundo lote chegue em dezembro deste ano.

Além disso, apresentamos 150 fuzis calibre 5.56 adquiridos pela Polícia Civil, da Radical FireArms, plataforma AR. Destes, 30 foram cedidos à PM, enquanto compramos 138 para os militares. Além disso, cinco fuzis calibre 7.62 para atirador de precisão (sniper) com luneta e bipé, entre outros acessórios, sendo dois deles cedidos à PM, pela parceria com a PC.

 

Exército participou de fiscalização

As armas que foram entregues nesta quarta-feira às forças policiais do Estado chegaram ao Ceará na última segunda-feira (30), ocasião em que a 10ª Região Militar (10ª RM), cumprindo uma de suas missões na área da fiscalização de produtos controlados pelo Exército, participou do desembaraço alfandegário junto à Receita Federal, no Aeroporto de Fortaleza. A seção de fiscalização de produtos controlados da 10ª RM atua como órgão anuente da Receita Federal, responsável por liberar transações comerciais de importação e exportação de mercadorias, como forma de manter o controle dos processos de entrada e de saída de produtos controlados pelo Exército no Brasil.

4 Comentários

  1. Deu xapum .. subiu no telhado… o MPCE pediu o recolhimento das armas ” pistolas” por haver risco ( defeito) no que tange a segurança no equipamento .

  2. Mas que delícia de notícia, que satisfação em ver armamento de ponta sendo empregado nas forças polícias. Parabéns a SSPDS do Ceará! A Taurus deve tá morrendo de inveja.

Comentários não permitidos.