Ministério da Defesa da Rússia aguarda decisão de aquisição de 14 novos reabastecedores IL-78MD-90A.

E.M.Pinto

O Ministério da Defesa da Rússia pretende assinar logo em breve a aquisição frente ao construtor Ulyanovsk Aviastar um contrato de longo prazo para o fornecimento de pelo menos 14 aeronaves reabastecedoras  IL78MD90AO contrato que estará em vigor até 2027, contempla ainda a opção pela aquisição de um número igual de aeronaves em uma segunda oportunidade. Conforme relatou à  TASS, o vice-ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko explicou que aguarda a conclusão dos testes  do protótipo os quais iniciaram este ano.

A nova geração do reabastecedores é baseada na versão modernizada do avião de transporte militar Il-76M-90A, o qual possui um projeto de asa diferente e integralmente novo, novos motores mais potentes e econômicos, e uma plataforma ainda mais reforçada, além disso, a eletrônica é inteiramente renovada e moderna. Em comparação com os seus antecessores, o alcance de voo da nova versão do Il-76 aumentou 15-20% superior e o nível de ruído e emissões de gases está de acordo às novas internacionais.

O IL-78MD-90A será capaz de reabastecer simultaneamente até três aviões, sejam eles caças ou mesmo os grandes bombardeiros estratégicos. no solo  a aeronave é capaz de distribuir combustível para quatro aeronaves de uma só vez.