Severnoye Design Bureau inicia o projeto das fragatas Project 22350M ainda em 2018

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A elaboração da fragata com maior deslocamento do que o navio do Projeto 22350, Almirante Gorshkov, começará em 2018. A Marinha planeja obter o primeiro navio do Projeto 22350M até 2026, foi o que observou o vice-comandante-em-chefe da Marinha Russa, o almirante Viktor Bursuk ao periódico Mil.Press Today. Ele acrescentou que o projeto seria desenvolvido pelo Severnaya Design Bureu.

Espera-se que as fragatas do Projeto 22350M atualizadas desloquem cerca de 8.000 toneladas. O Severnaya Verf será o estaleiro  capaz de construí-las, se concluir a atualização das instalações de produção no tempo previsto.

Como foi relatado anteriormente, a Marinha Russa precisa de algo como 10 navios do Projeto 22350M que supostamente preenchem a lacuna entre as fragatas de deslocamento tradicional de 4.500 a 5.000 toneladas e os Destroyers. Sua construção foi anunciada em 2014 por Viktor Chirkov, o então comandante em chefe da Marinha Russa.

De acordo com relatórios oficiais de julho de 2017, apenas o desenvolvimento inicial da aparência da fragata do Projeto 22350M estava em andamento naquele momento. O Ministério da Defesa da Rússia não havia aprovado o projeto do navio naquele momento.

Fonte: MCT

3 Comentários

  1. Pelas dimensões da área marítima Brasileira , seria mais interessante operar 4 cruzadores de batalha mistos do que operar porta aviões, os Russos possuem projetos interessantes. que poderiam ser atualizados e vendidos para o Brasil . A classe Slava era uma das melhores.

    • casuar,

      Um NAe se faz necessário para dar proteção a frota quando esta se afasta da costa, para além do raio de ação de forças baseadas em terra ou até a uma distância onde o tempo de reação destas seja muito estendido.

      Se for somente para batalhar no litoral, então fragatas da ordem das 3500 toneladas dão e sobram. Mas não é essa a ideia…

      A MB tenciona tornar-se uma legítima marinha de águas azuis, isto é, mover-se para além da costa, de modo a claramente formar proteção e oferecer oposição antes que o inimigo adentre nossas águas.

      Agora… Claro que existe uma imensa diferença entre o que se pretende e o que se pode…

      De momento, assegura-se a negação do mar; o que está sendo conseguido com a classe ‘Riachuelo’ e com a aviação naval. A seguir ( passo que está sendo tomado com a classe ‘Tamandaré’ ), garante-se algo capaz de dar combate na superfície e mostrar bandeira em águas de interesse ( no caso, nossa ZEE ), para somente depois dar sequência a capacidade plena de combater nas três esferas ( sob a água, na superfície e acima da superfície ).

  2. Infelizmente a cabeça da sociedade não esta nas questões de segurança de Estado, seja lá quem for que um dia presidente, e decida optar por um dos tipos de navios citados. Será crucificado acusado de ser “comunista”, apenas por ignorância do povo e da mídia. Então sempre teremos embarcações, duas gerações atrasadas tecnologicamente. Por optar em compra de oportunidade.

Comentários não permitidos.