Turquia realiza testes de aceitação de sistema avançado de mísseis

O avançado sistema de mísseis de superfície – superfície de longo alcance desenvolvido pela empresa turca Roketsan está passando por testes de aceitação.

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Informações: Defence Blog

Em 10 de julho, a conta oficial do Twitter da Subsecretaria Turca para Indústrias de Defesa (SSM) publicou um vídeo do que parece ser uma continuação do ciclo de testes de um novo sistema de mísseis de artilharia da KHAN.

O Khan (Kaan em turco), conhecido como Bora, é um moderno sistema de mísseis balísticos tácticos da Turquia. É um sistema de ataque superfície – superfície de longo alcance que transporta 2 contêineres com mísseis balísticos. Os mísseis estão equipados com ogivas convencionais de 470 kg.

Segundo o Roketsan, o míssil KHAN fornece elevada  letalidade em ataques à longa distância. O KHAN pode ser lançado a partir do sistema de armas da Roketsan e de outras plataformas com interfaces aplicáveis ​​para integração.

O principal papel dos mísseis balísticos  é atacar as tropas e os veículos blindados, assim como outros alvos importantes, como aeródromos, postos de comando, baterias de defesa aérea e instalações de apoio. Em alguns casos, este míssil balístico pode ser usado como uma alternativa ao bombardeio de precisão.

O míssil em si tem um motor de foguete de combustível sólido e um alcance entre 280 a 400 km. É controlado por controle aerodinâmico com sistema de atuação eletromecânico.

A fonte também informou que o novo sistema de mísseis turcos baseado em um novo chassi de alta mobilidade pesado MZKT-7909 feito na Bielorrússia. Este veículo possui um motor diesel turbo alimentado TMZ-84631.10, que desenvolve 525 hp. O motor é acoplado a uma transmissão automática.

Fonte: Defence Blog

1 Comentário

  1. Os turcos estão procurando uma certa independência do material dos seus parceiros da OTAN. Fabricando seus sistemas e utilizando um veículo da Bielorrússia, que significa Rússia Branca

Comentários não permitidos.