STS conclui a revisão crítica de design de alvos aéreos de 5ª geração

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Conforme publicado no Air Recognition, A Sierra Technical Services, Inc. (STS) tem o prazer de anunciar a conclusão, em 20 de junho de 2018, do Critical Design Review (CDR) para o 5GAT (Alvo Aéreo de 5ª Geração). Em 24 de março de 2017, a STS recebeu o contrato principal para concluir o projeto, desenvolvimento, fabricação e testes do demonstrador 5GAT.

O projeto 5GAT destina-se a atender às necessidades especificias em relação aos adversários de aeronaves consideradas “ Ameaças Furtivas” as quais os caças dos Estados Unidos poderão encontrar em uma situação de combate aéreo. 

O 5GAT é uma aeronave de alto desempenho, não tripulada, do tamanho de um caça que deve ser usada para avaliação de armas Ar-Ar e Terra-Ar, treinamento de pilotos e treinamento de forças terrestres quando entrar em produção. O 5GAT incorpora dois motores de pós-combustão em uma estrutura de 95% de fibra de carbono.

O primeiro demonstrador 5GAT está planejado para um programa de 26 mesescom o 1º vôo previsto para a primavera de 2019. A conclusão bem-sucedida do CDR permite que o STS inicie a montagem da estrutura do primeiro demonstrador 5GAT.

A STS já completou mais de 90% da estrutura interna das asas e revestimentos, bem como, 80% da estrutura interna da fuselagem e revestimento. Superfícies de controle de vôo e conjuntos de cauda estão progredindo bem e a montagem das asas e fuselagem começará imediatamente. 

Durante o CDR, o Presidente do STS, Sr. Hayes anunciou que o Programa 5GAT está

” no cronograma , no orçamento  e abaixo do peso ” com base nas previsões…este contrato é sem precedentes nas aquisições de aeronaves de alto desempenho pelo Departamento de Defesa (DoD) e estamos extremamente orgulhosos pela nossa equipe de profissionais de engenharia e fabricação, bem como de nossos parceiros no 5GAT. “

O prêmio do contrato 5GAT é do Escritório de Contratação de Engenheiros do Exército dos EUA (USACE Sacramento District) em Sacramento, Califórnia. É gerido pelo Gabinete do Secretário de Defesa, Director do Teste Operacional e Avaliação (OSD / DOT & E). 

A STS té a contratante principal e desenvolver do conceito de aeronave 5GAT desde 2006 e utiliza dois dos principais subcontratados: Sistemas 5-D da Round Rock, TX. e Fast and Optimal Engineering (FOE), de Valência, CA.

 

Fonte: Air Recognition