Em 2049 – China será a primeira potência mundial

Cel Swami de Holanda Fontes

Nas últimas décadas, o mundo testemunhou a evolução, na China, de um estado pouco conhecido no mundo ocidental para um dos principais membros do sistema internacional. Com crescente poder nacional e influência externa em expansão, a China define o seu interesse nacional ao defender amplamente uma estratégia para promover o desenvolvimento comum, em vez de apenas criar um ambiente favorável ao seu próprio progresso.

No campo econômico, a China é hoje a segunda maior economia e a maior parceira comercial do resto do mundo. O rápido crescimento econômico transformou o país num importante importador mundial de recursos naturais e grande investidor em setores avançados das economias desenvolvidas. É por isso que, do ponto de vista internacional, a China é um ator central em quase todas as grandes questões econômicas e da política contemporânea.

O fim da “Grande Revolução Cultural” ocorreu em outubro de 1976, começando uma nova era na história da China. Foi sob a liderança de Deng Xiaoping, que o país empreendeu as reformas econômicas de liberalização da economia socialista que permitiram alcançar índices de crescimento econômico impressionantes.

Em 1979, a China começou a implementar a política de reforma e abertura, buscando a inovação e a modernização. Deng Xiaoping estabeleceu o objetivo de construir uma “sociedade moderadamente próspera” durante a modernização do país.

Em setembro de 1982, o XII Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) elevou a meta de quadruplicar o valor da produção industrial e agrícola do país no período de 20 anos, entre 1981 e o final do século, e de melhorar as condições de vida das pessoas para atingir o nível de uma sociedade moderadamente próspera.

Em outubro de 1987, o XIII Congresso Nacional do partido definiu as disposições da estratégia de modernização. A conferência delineou uma estratégia de desenvolvimento econômico “em três etapas”: primeira, dobrar o produto interno bruto (PIB) do ano de 1980, para resolver o problema da alimentação e do vestuário; segunda, quadruplicar o PIB de 1980, até o final do século, para alcançar um padrão de vida relativamente bom; e terceira, completar a modernização da nação, elevando o PIB per capita ao nível dos países de desenvolvimento intermediário e melhorar as condições de vida da população.

Em 1992, o XIV Congresso Nacional do partido declarou que o objetivo da reestruturação econômica da China era o estabelecimento de um sistema socialista de economia de mercado.

O objetivo do XV Congresso Nacional do partido, de 1997, consistiu em mobilizar as pessoas para se unirem, a fim de promover a construção do socialismo com características chinesas para o século XXI.

O XVI Congresso Nacional do partido reforçou a ideia de que o país deveria se concentrar em acompanhar os tempos, construir uma sociedade próspera, acelerar a modernização socialista e trabalhar arduamente para criar uma nova situação na construção do socialismo com características chinesas.

Em outubro de 2007, ocorreu o XVII Congresso Nacional. Embora preocupado com a necessidade de alcançar um desenvolvimento equilibrado, o partido manteve o crescimento econômico uma prioridade, anunciando como meta para 2020, a quadruplicação do PIB per capita (a meta anterior era quadruplicar o PIB total).

Em 2012, houve o XVIII Congresso Nacional do partido. Em questões econômicas, a China colocou como objetivo manter um crescimento saudável e continuado, a fim de cumprir a meta de dobrar o Produto Interno Bruto e a renda per capita em 2020, com base nos dados de 2010. Ainda, estipulou refinar e aprofundar a reforma do sistema de mercado econômico e acelerar a mudança do modo de desenvolvimento econômico e reestruturação econômica, ampliando ainda mais a abertura para o exterior.

A estratégia e os objetivos que foram discutidos nos Congressos foram um sucesso. A economia da China mostrou um crescimento constante, conforme demonstram os seus indicadores econômicos.

O plano Made in China 2025 é a nova estratégia que o governo chinês se propôs a seguir para impulsionar e reestruturar sua indústria, de modo a passar de uma era de quantidade para uma nova era de qualidade e eficiência na produção. Com este plano, a China pretende ser líder em tecnologia em escala internacional, à frente de potências como a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão.

O plano Made in China 2025 é um programa de modernização que mostra alguns resultados impressionantes; por exemplo, em junho de 2016, a fabricante de smartphones Xiaomi instalou uma fábrica no interior de São Paulo para atender à demanda brasileira. Contudo, o plano em tela faz parte de uma estratégia ainda mais ambiciosa, cujo horizonte temporal é 2049.

A iniciativa chinesa de “Uma Faixa, Uma Rota” surgiu de um discurso do Presidente Xi Jinping, proferido na Universidade Nazarbayev, no Cazaquistão, em setembro de 2013, no qual ele pediu a união de esforços para construir em conjunto uma “Faixa Econômica da Rota da Seda “, em referência à melhoria das infra-estruturas de conectividade ao longo do corredor eurasiano e, em particular, na Ásia Central. Pouco tempo depois, em outubro daquele ano, e em outro discurso, desta vez no parlamento indonésio, surgiu a “Rota Marítima da Seda do Século XX”, em referência às rotas de navegação entre a China, o Sudeste Asiático e o Oceano Índico, atingindo a África Oriental.

As estratégias adotadas, observadas em vários congressos do Partido Comunista, foram postas em prática nos últimos 35 anos.

A determinação da China e a natureza aberta do sistema internacional também permitiram o seu desenvolvimento; hoje o país não é apenas a segunda maior economia do mundo, mas também a maior reserva de moeda estrangeira e o destino de muitas empresas estrangeiras, a maioria deles do mundo desenvolvido. Nesse sentido, a China atual tem fortes laços econômicos com os diferentes países do mundo.

Em pouco tempo, a China será um Estado com posição dominante ou predominante no sistema internacional e com capacidade e meios para influenciar eventos e projetos de poder em escala global.

Seu objetivo de ser a primeira potência mundial no dia 1º de outubro de 2049 (data que comemorará 100 anos da proclamação da República Popular da China por Mao Tsé-Tung) será alcançado, fruto de um uma estratégia coerente e de uma política muito bem definida.

Sobre o Autor:

40 Comentários

  1. Não sei quando o Cel. Fontes passará para a reserva, mas antes de chegar esse tempo, será um bom nome do lado brasileiro para estabelecer contatos com os chineses, no campo militar. 🙂
    Particularmente acho que 2049 seria apenas o ano da consolidação da China como ‘potência mundial’, adotando as palavras do próprio autor, ou por outra, uma data escolhida para ser marcada na folhinha do calendário como ‘simbólica’ da afirmação da grandeza do país no cenário mundial. Só que para efeitos práticos, bem antes disso o país já vai ter conquistado a condição de destaque no cenário geopolítico internacional, pelo que o país vem realizando nas mais diversas áreas de atuação humana: economia, militar, científica, etc. Por exemplo, se os planos deles se concretizarem, uma década antes desta data aprazada, eles vão ter colocado astronautas na Lua. E também terem ultrapassado a economia norte-americana pelo critério do PIB, visto que pelo critério do PPP – o poder de compra -, já são a maior economia do mundo.

    • Qual seria o papel do Cel Fontes, negociar os termos da transformação do Brasil em colônia de exploração de fato da China?

      Pelo visto os chineses não terão dificuldades em recrutar serviçais por aqui.

  2. O PIB per capita do Brasil hoje é equivalente há $15,1 mil dólares. O PIB per capita Chinês já é maior que o nosso, equivalente há $15,5 mil dólares. A quarentena anos a China era um fazendao. Hoje, qual é a meta do Brasil a médio prazo? Ninguém sabe! Nem quem “governa”! O país e Nau sem rumo. Pouco consistente, pouco pragmático e preso ideologicamente a órbita Americana. Grande e promissor, um colosso! Más sem projeto próprio. Esperando ser uma Austrália, mas no máximo será um México. E nada mais!

    • O que se podia esperar de uma casta de políticos esquerdistas que nos desgovernam desde 1985? O FUNDO DO POÇO É O FIM se continuarmos a ser governados por esse tipo de mentalidade. NÃO HÁ RIQUEZA NO SOCIALISMO. FATO. A China hoje vive um CAPITALISMO DE ESTADO = FASCISMO = CAPITALISMO DE COMPADRIO. A Odebrecht e a Friboi não nos deixam esquecer disso. Meia dúzia se esbaldando em BILHÕES e milhões se digladiando sem perspectivas de crescimento. Socialismo é bom. Para alguns.

      • Tá mais do que cabalmente (com)provado que nós sabemos fazer festa…Só não sabemos fazer um país…

    • Enquanto o braziu para por causa do futebol…os ministros e políticos estão fazendo a festa…depois não reclamem…

      Futebol é o ópio do povo…E o narcotráfico da mídia…Enquanto te exploram…Tu grita gooooollll…

      • Nós sabemos fazer um País , sabíamos e o estávamos construindo no Império e éramos Lideres , no momento seguinte , viramos esta Republiqueta , Capacho do Norte !!

  3. Este Coronel esta completamente desinformado , em menos de dez anos os EUA KAPPUT , a China será a maior Potência do Mundo ! Eu queria entender porque um militar de nosso Exercito esta preocupado com a queda do Tiozinho do Norte e não conosco, será porque não quer entrar no Mérito do Golpe Desgraçado da republiqueta, que nos enfiaram Goela abaixo esta Republiqueta Corporativistas de Castas , que destruiu o nosso Futuro e nos fizeram esta Nação TRAÇO ZERO no mundo !!

      • Qual informação ?Que o Brasil de Líder , passou a ser uma nação liderada e Traço Zero no Mundo ! Nós se temos alguma presença no mundo , é somente pela cultura popular , por iniciativa de nossos Governos desta Republiqueta , nada , não passa de piada !

      • Pare de reclamar, esposito; procure um psicólogo; seu caso é de saúde mental; não culpe outros pela sua INCOMPETÊNCIA; isso é ser anão moral; vá a luta; tome uma atitude concreta, mas pare com esse coitadismo mimimista que já encheu o saco; se a culpa é duzamericanos é porque brasileiros INCOMPETENTES como vc permitem que eles deitem e rolem por aqui (sic); levante o popozão da cadeira e faça algo concreto em prol da sua nação ou então CALE-SE.

  4. “O fim da “Grande Revolução Cultural” ocorreu em outubro de 1976, começando uma nova era na história da China. Foi sob a liderança de Deng Xiaoping, que o país empreendeu as reformas econômicas de liberalização da economia socialista que permitiram alcançar índices de crescimento econômico impressionantes.”.

    Os comunas, como sempre, a ora que a economia vai pro brejo, saem correndo atrás dos LIBERAIS; na China COMUNISTA não podia ter sido diferente; foram até os EUA e recrutaram os economistas da ESCOLA DE CHICAGO, entre eles MILTON FRIEDMAN, para tira-los do buraco que toda economia socialista leva uma nação. Ao nobre articulista, autor do presente texto, minhas considerações. Texto da mais alta importância para a nação refletir sobre os seus desígnios futuros e fazer as escolhas certas que não nos levem novamente para o buraco de que estamos saindo dos últimos 14 anos. AD SUMUS.

  5. “GripenBR
    1 de julho de 2018 at 22:08

    O PIB per capita do Brasil hoje é equivalente há $15,1 mil dólares. O PIB per capita Chinês já é maior que o nosso, equivalente há $15,5 mil dólares. A quarentena anos a China era um fazendao. Hoje, qual é a meta do Brasil a médio prazo? Ninguém sabe! Nem quem “governa”! O país e Nau sem rumo. Pouco consistente, pouco pragmático e preso ideologicamente a órbita Americana. Grande e promissor, um colosso! Más sem projeto próprio. Esperando ser uma Austrália, mas no máximo será um México. E nada mais!”

    Brasil ou China quem esta certo?1997 :

    https://www.youtube.com/watch?v=T4nq-X7Bue8

    • Perfeito , o Brasil é uma Nau Sem Rumo , porém o melhor país do mundo para suas Castas Corporativistas , Golpistas de 1889, com a liderança deste Judiciário , o Pior e mais caro do Mundo ,etc , seguido pelos Legislativos , Altos funcionários Públicos e Militares , todos com os melhores Padrões de vida do mundo , e aposentadorias e pensões sem igual no mundo , para que que estes Crápulas vivam assim , o brasileiro que trabalha , recebe Salários baixíssimos , Impostos Altíssimos , e suas aposentadorias são simplesmente Ridículas . Salve a Republiqueta de Castas Corporativista do Brasil !!

    • Grande Dr. Enéas!

      Este foi um verdadeiro “soberanista” (prefiro este termo, porque além de mais claro, o sentido da palavra “nacionalista” foi totalmente corrompido pelos golpi-entreguistas de 2016… )

      • PERFEITO , hoje o Entreguismo é sinônimo de Modernidade no Brasil , até Osires Silva em sua entrevista disse: não seria ruim um avião Embraer usasse o nome Boeing . Foi a mesma coisa que aconteceu com a FNM , e depois com a VEMAG , hoje somos um dos maiores produtores de veículos do mundo e não temos uma Marca brasileira , isto é ainda pior do que a perda de controle , controle adiante podemos recuperar , outro exemplo é a WALITA , não podemos deixar perder esta Marca ,mais a Consul e Brastemp , conhecidas a muitos anos fora do país !

      • Enéas era apenas e tão somente um político da extrema-direita xucra sem preparo intelectual para o encargo, e que acabou seduzindo alguns com sua aparência exótica e seu discurso raso e vazio cheio de frases de efeito.

        Seu substituto, ainda mais primitivo visto que a extrema-direita xucra é igual rabo de cavalo ou seja, cresce para baixo, é chamado pela sua turba de simpatizantes de “mito”…

  6. Quanta gente maluca nesses comentários kkkkk uns presos a ideologias do passado, outros sem qualquer visão de futuro são extremamente pessimistas.

    O meu Brasil não é esse que vocês pintam não, vocês fazem algo que não está bom parecer muito pior, isso que dá juntar a turma do “não vai ter copa” com a turminha da “mortadela” kkkk 2 raças ridículas que em nada contribuem ao país.

    • Tiago Gimenes
      3 de julho de 2018 at 13:54

      ”Quanta gente maluca nesses comentários kkkkk uns presos a ideologias do passado, outros sem qualquer visão de futuro são extremamente pessimistas.

      O meu Brasil não é esse que vocês pintam não, vocês fazem algo que não está bom parecer muito pior, isso que dá juntar a turma do “não vai ter copa” com a turminha da “mortadela” kkkk 2 raças ridículas que em nada contribuem ao país.”

      CORRENTE PRA FRENTE :

      https://www.youtube.com/watch?v=caGqtftNEjg

    • TIAGO o Golpe da Republiqueta fez-nos dar Adeus definitivamente ao FUTURO , Brasil Kapput ! pergunte ao Coronel , qual sua previsão para o BRASIL? Certamente não terá , a não ser palavras Vagas !

  7. Tenho pena dos militares brasileiros , mais ainda do meu país , estudam quando os outros serão potências e em que data , mas quando nós apenas sairemos desta situação criada por eles em 1889, não estudam e não têm a humildade e a vergonha na cara , de pelo menos pedirem desculpas ao Povo Brasileiro , pela Desgraça que cometeram e continuam a cometer , penso que eles em suas escolas estudam quem nos liderará , de quem seremos capachos , etc , porque para o Brasil , não têm previsão , Grande Exercito , como enganam bem !!

    • Qual a sua contribuição para que isso deixe de acontecer, meu camarada latrino americano sem dinheiro no bolso: NADA; então, menos MIIMIMI que isso não leva a nada senão a encher o saquinho de quem pensa fora da casinha de vcs, mortadelas.

      • Exilado vá par o Tio Satã e exile-se, lá certamente te darão umas Privadas entupidas com o que tens na cabeça , mas deixe-as bem limpinhas e perfumadas , então pensarás ser um um cidadão americanuuuuu !!

      • Já te respondi , perdi tempo e agora tenho certeza que estou perdendo ainda mais , Exilado quando os Crápulas comentam usam apelidinhos Idiotas e Imbecis , mostram o medo que têm de sentirmos o cheiro Fétido de que têm em suas cabeças , seu CO LO NI ZA DO !!

    • Pena esposito que não existam mais programas como o MOBRAL… quem sabe vc ainda tivesse salvação !!!… mas te dou uma dica… procure pelos excelentes vídeos do Coronel Enio Fontenelle e estude mais para não ficar falando bobagens como os demais religiosos que seguem a sua cega doutrina… 🙂

      • Excelentes pra ti e talvez para ele , pois tenho certeza absoluta que ele nada tem a dizer do nosso Futuro , não temos Futuro , somente Cego não percebe ou não quer perceber . As Previsões que ele faz para a China estão até aquém da realidade futura , mas para o BRASIL , tu , ele e nem DEUS sabem ! Quem deve estudar és tu , deves ter tido a Formação Colonizada , vendo filmecos de Hollywood, e gibis do Super Homem , da Disney etc . COLONIZADO !!

  8. Uma pergunta a este Coronel . O senhor por acaso estuda o Brasil ? Se estudas Senhor Coronel Vidente das Potencialidades alheias , qual as suas Previsões para o Brasil, ou sua Bola de Cristal não tem condições alguma de prever nada para uma Nação Barra Zero , como a nossa . Para o Brasil somente consultando PAI XOXÓ , porque coitado do nosso Exército , nos enfiou nesta situação em 1889 , nos negando o futuro e nada tem a dizer sobre ele , pois não o temos !

Comentários não permitidos.