Exército russo recebe lote de metralhadoras RPK-16 para testes operacionais e Kalashnikov apresenta novos projetos

A metralhadora leve Kalashnikov RPK-16 de 5.45mm exibida na feira Army-2017, ´perto de Moscou, na Rússia. (Fonte: Army Recognition)

 

O Grupo Kalashnikov providenciou para o Ministério da Defesa da Federação Russa um lote da nova metralhadora leve RPK-16 para testes operacionais nas tropas, segundo informações da empresa. “O Ministério da Defesa recebeu no primeiro quartel de 2018 um lote das novas metralhadoras leves RPK de 5.45 mm para testes operacionais. A produção em série do RPK-16 é esperado em paralelo com os rifles AK-12 e AK-15.” diz a empresa.

Forças de segurança e clientes estrangeiros demonstraram interesse no produto. Sua grande vantagem é a possibilidade de troca de cano. A arma também possui um tripé desmontável, um carregador para 95 projéteis, um silenciador opcional de rápida instalação, e equipamento para transporte.

Com um cano curto, a nova metralhadora pode atuar como um rifle de assalto em curtas distâncias assegurando um tiro automático. Já um cano mais longo providencia maior precisão a média e longa distancia.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=EXHwVqFoHo8[/embedyt]

Vídeo de demonstração da RPK-16 (Fonte: Russia Beyond)

 

Novos Projetos

A Kalashnikov também está criando uma nova geração de rifles usando como base o rifle compacto AM-17 e o AMB-17 (este último com silenciador embutido, sucessor do AS Val). “O trabalho está em curso para desenhar uma plataforma futura começando com os modelos compactos AM-17 e AMB-17”, segundo a empresa.

Rfle compacto AM-17 (Fonte: Modern Firearms.Net)

A nova arma utilizará materiais poliméricos, novas tecnologias de produção e buscará satisfazer os atuais requerimentos ergonômicos e operacionais.

O Rifle silencioso AMB-17 (Fonte: Modern Firearms.Net)

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=JQFEKu3BTF4[/embedyt]

Vídeo de demonstração do AM-17 e AMB-17 (Fonte: Kalashnikov Media)

 

 

Com informações de ArmyRecognition e Agência Tass