Argélia avalia o sistema antiaéreo Pantsir-SM

O Exército Argelino avaliou o sistema antiaéreo Pantsir-SM durante o Exercício “Sakhr 2018”, que mobilizou a 36ª Brigada de Infantaria Motorizada na 2ª Região Militar no nordeste da Argélia. O Ministério da Defesa Nacional da Argélia divulgou um vídeo mostrando exercícios com o novo sistema de mísseis russo Pantsir-SM.

O Exército argelino esta realizando uma série de avaliações do Pantsir SM que atualmente se encontra na fase de protótipo. Ao que tudo indica a Argélia pode ser o cliente lançador do sistema financiando o final do seu desenvolvimento.  De acordo com informações a nova versão do Pantsir é mais robusta e sofisticada – e, sobretudo, de maior alcance – do conhecido sistema de armas antiaéreas (mísseis e canhões rápidos) de curto e médio alcances Pantsir-S1.

A variante Pantsir-SM incorpora uma estação de segmentação multifuncional, aumentando a faixa de detecção de alvo de 40 a 75 km (25 a 47 mi) e a faixa de acoplamento de 20 a 40 km (12 a 25 mi). O sistema também usa um novo míssil de alcance estendido de alta velocidade.  A indústria russa não forneceu detalhes sobre os tipos de armas que o novo Sistema irá transportar. Porém, o que mais chama a atenção é o sistema esta montada em um chassis especial Кamaz -53958 equipado com cabine blindada da família Kamaz Typhoon  .

Fontes do Ministério da Defesa da Federação Russa, afirmaram que está previsto para 2019 a incorporação das primeiras unidades da versão atualizada do sistema “Pantsir-SM”, que começará a equipar as unidades de defesa aérea.

https://youtu.be/AHARTW2BPIw