ADSUMUS: Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa) realiza adestramento ribeirinho e ações de segurança orgânica na região do 6° Distrito Naval

Militares com os cães de faro da Companhia de Polícia
De 23 de maio a 6 de junho, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa), com apoio da Companhia de Polícia (CiaPol), Unidade subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, realizou adestramento ribeirinho e incremento nas ações de segurança orgânica na região do 6° Distrito Naval. Os fuzileiros navais empregaram uma equipe de cães de faro da CiaPol, com a presença de um efetivo de dois militares e dois cães da raça Pastor-Belga Malinois.
A equipe utilizou meio de transporte aéreo comercial, em que os cães foram embarcados utilizando as caixas de transporte convencionais e desacompanhados de seus adestradores. A ação serviu como laboratório para que fossem colhidos subsídios para analisar o comportamento dos cães, o nível de estresse a que foram submetidos após várias horas de viagem e, até que ponto, isso afetaria o rendimento das atividades de faro.
Durante os 14 dias de missão, a equipe de cães de faro contribuiu com a segurança orgânica, realizando atividades a bordo dos navios e das organizações militares de terra na região de Corumbá e Ladário-MS, além de realizarem desembarque ribeirinho, a partir das Embarcações de Transporte de Tropa, orgânicas do GptFNLa.
Nesse período, a equipe de cães de faro utilizou as instalações do GptFNLa, o que proporcionou, também, troca de experiências em assuntos de cinotecnia entre os militares envolvidos na missão, visando a expertise na operação e administração do futuro canil do GptFNLa.
Fonte: MB