Reabastecedor Il-78M-90A começara os testes de vôo em julho próximo

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A mais recente aeronave de reabastecimento aéreo, o  Ilyushin Il-78M-90A da Rússia deve começar a ser submetido aos testes de voo em julho, disse o vice-presidente da Ilyushin Aircraft Company, Pavel Cherenkov, nesta segunda-feira 28 de maio. Foi o que relatou a agência de noticias russa TASS.

“A aeronave Il-78M-90A construída na Aviastar-SP Aviation Enterprise, com sede em Ulyanovsk, está passando por uma fase de testes em solo que inclui, em particular, uma verificação do sistema de combustível. Quando terminarem, a aeronave de reabastecimento será entregue para um acabamento de pintura, após o qual será transferido presumivelmente para a Companhia Ilyushin em julho para testes de vôo de fábrica. Tudo está acontecendo de acordo com o procedimento padrão e não há atrasos no cronograma“, informou Pavel.

Atualmente, o estágio de testes no solo está em andamento. A verificação do sistema de abastecimento da aeronave e a estanqueidade ao ar de seus tanques de combustível foram concluídas.   Como disse o chefe da Estação de Testes de Vôo da Aviastar-SP, Yuri Kapsha, o sistema de abastecimento da aeronave é projetado para fornecer combustível para os motores básicos e para o motor auxiliar. Os testes deste sistema passaram com sucesso e não houve desvios dos parâmetros que foram definidos, acrescentou ele. 

“Além do sistema de combustível, os testes de solo também envolverão os motores, testes abrangentes de retração e extensão do trem de pouso e verificação de todos os sistemas da aeronave quanto à compatibilidade eletromagnética”, informou a assessoria de imprensa da divisão de aviação de transporte da United Aircraft Corporation.

 

Fonte-Rusaviation