Paquistão assina contrato para aquisição de fragatas chinesas Type-054

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Em 01 de junho, o Ministério da Defesa do Paquistão (MoDP) assinou um contrato com a China Shipbuilding Trading Co. Ltd (CSTC) para a aquisição de duas fragatas Type 054A para a Marinha do Paquistão (PN). No entanto, de acordo com o MoDP e o PN (conforme relatado pela Associated Press do Paquistão: APP) este contrato segue a um pedido anterior, também para dois navios semelhantes. A PN deve receber as quatro fragatas Type 054A até 2021.

As primeiras  notícias da compra das fragatas pelo Paquistão surgiram nas redes sociais e sites especializados em outubro de 2017 através de declarações do anterior Chefe de Estado-Maior da Marinha (CNS), Almirante Muhammad Zakaullah. Em seu discurso de aposentadoria, Zakaullah anunciou que a Marinha do Paquistão concluiu um acordo para novas fragatas chinesas.

Em dezembro de 2017, o comandante da fragata do F-22P, PNS Saif, Capitão Shahzad Iqbal – disse à TV de Xangai que a PN compraria as Type 054A. Pouco depois, a Defense News IN confirmou de um oficial da Marinha do Paquistão que apenas uma única Type 054A seria adquirida com opção para mais duas.

De acordo com a Defense News, a próxima Type 054As do Paquistão será configurada com as mesmas armas e subsistemas de suas contrapartes da Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLAN).  Os subsistemas notáveis ​​da PLAN Type 054A incluem o radar Type 366 no horizonte (OTH) e o radar de busca aérea 3D Tipo-382.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DQKZzz8rLlE[/embedyt]

No entanto, se as fragatas do PN forem configuradas de maneira diferente, o CSIC terá pelo menos duas variantes de exportação. Primeiro, uma versão centralizada em um radar ativo de quatro fases (APAR). Em segundo lugar, uma variante usando APAR juntamente com um radar OTH, provavelmente o Instrumento Educacional da China e Equipamentos Corp (CEIEC) SLR-66.

Em termos de munições, a Type 054A forneceria à PN sua primeira plataforma equipada com células de sistema de lançamento vertical (VLS) para mísseis superfície-ar (SAM). Atualmente, a PLAN implanta o míssil superfície-ar HHQ-16 de médio alcance (MR-SAM) do VLS da Type 054A. O HHQ-16 tem um alcance de 40 km.

O Tipo 054A também está armada com um sistema 2 × 4 de mísseis anti-navio (AShM), um 2 × 3 torpedos anti-submarino (ASW), uma arma principal de 76 mm e sistema 1130 CIWS. O hangar e o convés de helicóptero de popa podem apoiar um helicóptero ASW de peso médio como o Harbin Z-9EC. As versões de exportação da CSIC oferecem o sistema de mísseis de defesa de ponto (PDMS) FL-3000N.
A Type 054A desloca-se em 4.000 toneladas e foi projetada para ser uma plataforma multi-missão capaz de realizar operações de guerra anti-navio (AShW), guerra anti-submarino (ASW) e guerra antiaérea (AAW). A PN espera que suas próximas fragatas “melhorem substancialmente as capacidades de combate, enquanto contribuam efetivamente para as Operações de Segurança Marítima na região.

Esta é a segunda grande aquisição do PN da China nos últimos anos. Em 2015, o Paquistão fechou um contrato com a China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC) para oito submarinos equipados com propulsão independente de ar (AIP). A PN deve ter todos esses oito navios até 2028.

O modelo exato do submarino AIP do Paquistão não é conhecido, embora tenha sido especulado como sendo o S26 – ou seja, a versão equipada com AIP do S20 de casco duplo. A Tailândia concordou em comprar três S26T por US $ 1,02 bilhão. Com base nesse preço, um acordo paquistanês S26 seria avaliado em pelo menos US $ 2,7 bilhões. Em 2015, Gabe Collins (via The Diplomat) estimou que uma Type 054A deva custar aproximadamente US $ 348 milhões por navio. Com base nessas estimativas, as atuais aquisições navais do Paquistão somariam pelo menos US $ 4 bilhões com china.

Melhorias na Capacidade  

O resultado mais significativo dessas aquisições será provavelmente a provisão de plataformas de longo alcance para lançamento de mísseis de cruzeiro de longo alcance, notavelmente o míssil de cruzeiro Harsh dual-ASHM e o ataque terrestre (LACM) e o míssil de cruzeiro Babur lançado por submarino (SLCM).

Em termos doHarba AShM / LACM, o radar OTH Type 366 (ou SLR-66) a Type 054A fornecerá à PN a capacidade de detectar e rastrear alvos de superfície, como navios a longo alcance (280 km). Sabe-se que o Harba será montado na Type 054A, mas o PN pode usar o Type 054A para fornecer detecção e rastreamento de alvos fora da plataforma continental para outros navios equipados com o Harba, como a embarcação de ataque rápido de classe Azmat (FAC).

http://www.planobrazil.com/revista-russa-afirma-que-fragatas-chinesas-type-54a-sao-os-navios-ideais-para-a-marinha-russa/

http://www.planobrazil.com/china-lanca-duas-fragatas-type-54-em-dois-2-dias-outras-3-estao-em-construcao/

http://www.planobrazil.com/chineses-lancam-a-28a-fragata-do-type-054a/

 

Fonte- Defence News IN

2 Comentários

Comentários não permitidos.