Arábia Saudita ameaça Qatar com “ação militar” caso venha adquirir os sistemas de mísseis S-400

De acordo com relatos do jornal “Mundo”, Riad pede para que Paris pressione o Catar e impeça a aquisição  deste sofisticado sistema de defesa antiaéreo russo.

Por Benjamin Barthe – Correspondente em Beirute.

Tradução e adaptação- E.M.PINTO

Um ano após o início da crise interna nas monarquias do Golfo não há aidna sinais de apaziguamento. A tensão entre Qatar, de um lado, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e Bahrein, por outro lado, que cortou as relações diplomáticas e económicas com Doha desde 05 junho de 2017,  talvez nunca tenha estado tão viva.

De acordo com informações obtidas pelo Le Monde, a Coroa Saudita enviou recentemente uma carta à presidência francesa, na qual Riad afirma estar pronta para realizar uma “ação militar” contra o Qatar se este vier adquirir, já que expressou a intenção, os modernos  sistemas de defesa antiaéreo russo S-400.

O embaixador do Qatar em Moscou, Fahad Bin Mohamed Al-Attiyah, disse em janeiro que seu país pretende adquirir este modelo de sistema de mísseis, considerado um dos mais bem sucedidos do mundo, dizendo que as negociações com o Kremlin estavam em um “estágio avançado” . Um mês depois, Riyadh admitiu estar igualmente  negociando com os russos para adquirir o mesmo modelo de sistemas de defesa anti aérea.

Na carta enviada ao palácio do Eliseu, cujo conteúdo foi revelado no Le Monde por uma fonte francesa próxima à questão, o rei Salman expressa sua “profunda preocupação”em relação às negociações em andamento entre Doha e Moscou. O governante saudita está preocupado com as conseqüências que uma instalação de S-400s no território do Qatar teria sobre a segurança do espaço aéreo saudita e alerta para um risco de “escalada militar” .

Guerra fria

Em tal situação, “o reino estaria pronto para tomar todas as medidas necessárias para eliminar estes sistemas de defesa, incluindo ação militar”, escreve o monarca, que conclui sua carta pedindo ajuda a Emmanuel Macron para impedir a venda e preservar a estabilidade da região.

O Ministério das Relações Exteriores da França, perguntado pelo Le Monde, não quis comentar. As autoridades sauditas, também contatadas, não reagiram ao publicar este artigo.

As ameaças feitas na carta são sintomáticos da guerra fria e desmembramento do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), o clube de pétromonarcas da Península Arábica. O Qatar é acusado por seus vizinhos de apoiar movimentos terroristas no Oriente Médio e tornar-se complacente com relação ao Irã, o inimigo número um de Riade e Abu Dhabi.

Colocado durante a noite em um bloqueio virtual, o emirado tem amortecido o choque, reorganizando toda a velocidade suas cadeias de abastecimento e desenhando em suas reservas cambiais confortáveis as pressões. O Qatar por sua vez acusa os seus ex-parceiros do GCC, de implantarem uma campanha de intimidação com a intenção de forçá-lo a realinhar sua política externa com a de Riyadh.

Frenesi de compras de armas

O Abu Dhabi e Riyadh levantaram o seu bloqueio em uma série de concessões, tais como o fechamento da Al-Jazeera – acusado de promover extremistas comuns no Oriente Médio – o fechamento da base militar turca no território do Qatar e a revisão em baixa das relações de Doha com Teerã. Medidas inaceitáveis ​​para o emirado, equivalentes segundo ele a um abandono da soberania.

Intimamente convencidos de que escaparam por pouco de uma invasão militar em junho de 2017, os líderes do Catar, desde então, embarcaram em um frenesi de compras de armas, com a intenção de dissuadir seus vizinhos. No segundo semestre de 2017, eles assinaram um contrato de € 5 bilhões para sete navios de guerra italianos, outros US $ 12 bilhões para cerca de trinta calas F-15 americanos e um terço de cinco, 5 bilhões por 24 aviões de caça britânicos Typhoon.

Neste deboche, a aquisição dos S-400 marca um ponto de virada. Tal acordo aproximaria Doha de Moscou, apesar das profundas diferenças entre os dois países, como no dossiê sírio. Tal evolução poderia irritar os Estados Unidos, que mantém uma base militar no Qatar e é seu fornecedor histórico de armas.

Distância igual

O emir Tamim Al-Thani, o governante de Doha, está realmente pronto para assumir o risco de irritar o país cujo apoio é indispensável na atual crise? Ainda precisa ser visto. Em junho de 2017, imediatamente após a quarentena de Doha, o presidente dos EUA, Donald Trump, postou um tweet em apoio à iniciativa saudita-UAE .

Mas nas semanas seguintes, sob a influência do Pentágono e do Departamento de Estado, a Casa Branca se reposicionou a uma distância igual dos irmãos inimigos do Golfo, impedindo de fato que a dupla Abu Dhabi-Riyadh tomasse medidas retaliação contra Doha.

No entanto, os esforços de mediação desde então pela administração dos EUA falharam, assim como os esforços do emir do Kuwait, o xeque Sabah Al-Ahmed Al-Sabah. Essa paralisia, aliada aos confrontos nas redes sociais dos partidários de ambos os campos, mantém um clima propício à febre.

Fonte- Le monde