Mais de 250 fuzileiros navais são enviados para proteger o Porto de Santos, SP

Navio Doca Multipropósito Bahia foi deslocado do Rio de Janeiro com sete caminhões, três blindados e dois helicópteros. Ordem do Governo Federal é normalizar as operações no cais.

Navio Doca Bahia, da Marinha do Brasil, chega ao Porto de Santos, SP, com 260 fuzileiros

O comando das Forças Armadas deslocou, neste domingo (27), o Navio Doca Multipropósito Bahia (G40), com 260 fuzileiros navais, para manter a segurança e garantir as operações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O complexo portuário é alvo de protestos de caminhoneiros, que estão em greve há uma semana.

No sábado (26), Navio-Patrulha Macaé (P70) atracou no cais santista com 22 fuzileiros como medida emergencial decorrente do decreto presidencial para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), estabelecido na sexta-feira (25). O Governo Federal quer que o porto retome as atividades rotineiras o “mais breve possível”.

O Bahia foi deslocado do Rio de Janeiro com sete caminhões para transportar tropas, três blindados e dois helicópteros. Uma das aeronaves foi vista durante a manhã de domingo sobrevoando o complexo portuário para, segundo o Comando do Exército, fazer o reconhecimento de eventuais pontos de protesto no cais.

Primeiros fuzileiros navais foram deslocados para garantir a segurança do Porto de Santos, SP, no sábado (26) (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Primeiros fuzileiros navais foram deslocados para garantir a segurança do Porto de Santos, SP, no sábado (26) (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Ainda durante a manhã, o general Alexandre de Almeida Porto, comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, que coordena as operações das Forças Armadas no litoral paulista, participou de uma videoconferência com o comando em São Paulo e em Brasília. O objetivo foi traçar estratégias para as ações no cais.

G1 apurou que o Governo Federal também foi informado neste domingo que os caminhoneiros não realizam bloqueios efetivos nos acessos terrestres ao Porto de Santos, o que impediria a passagem de veículos. Entretanto, mantêm pontos de aglomeração e acampamentos nas duas margens, desde o início da paralisação.

Helicóptero da Marinha sobrevoou área de paralisação de caminhoneiros no Porto de Santos, SP, neste domingo (27) (Foto: Rodrigo Nardelli/G1 Santos)

Helicóptero da Marinha sobrevoou área de paralisação de caminhoneiros no Porto de Santos, SP, neste domingo (27) (Foto: Rodrigo Nardelli/G1 Santos)

O Bahia atracou no Porto de Santos às 14h, conforme previsto inicialmente. No início tarde, militares do Exército também circularam armados pelas vias do porto utilizando motos. Não houve qualquer tipo de intervenção ou ação para retirar os caminhoneiros que protestam pacificante e esão instalados às margens das pistas.

Refinaria

Militares do Exército foram enviados para fazer a segurança no entorno da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e da Base de Distribuição de Combustível da Petrobras (Bacub) em Cubatão, neste domingo (27). As instalações também são alvos dos protestos de caminhoneiros, parados há uma semana.

Equipes do 2º Batalhão de Infantaria Leve, localizado em São Vicente, receberam a missão do Comando em Brasília para permanecerem nas portarias da RPBC e da Bacub. Por volta das 15h, eles foram flagrados por funcionários da empresa. O objetivo, é permitir que ocorra o “funcionamento normal das instalações e a distribuição de caminhões com combustíveis”.

Exército faz a segurança de refinaria da Petrobrás em Cubatão, SP (Foto: G1 Santos)

Paralisação

O Porto de Santos não registra movimentação de caminhões nas duas margens desde segunda-feira (21), segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária. O modal rodoviário representa 70% das operações, que foram diretamente impactadas com a paralisação da categoria.

A Codesp informou ao longo da semana e, reafirmou neste domingo ao G1, que mantém todas as operações no costado, com o embarque e desembarque de cargas nos navios que fazem escalas. A movimentação de mercadorias a partir de ferrovia, que representa 26% do total, e de dutovia (4%), também não foram interrompidas.

Cerca de dez motos do Exército fizeram reconhecimento da área na Alemoa neste domingo (27) (Foto: Rodrigo Nardelli/G1 Santos)

Cerca de dez motos do Exército fizeram reconhecimento da área na Alemoa neste domingo (27) (Foto: Rodrigo Nardelli/G1 Santos)

Caminhoneiros permanecem protestando nos acesso ao Porto de Santos, SP (Foto: Solange Freitas/G1)

Caminhoneiros permanecem protestando nos acesso ao Porto de Santos, SP (Foto: Solange Freitas/G1)

Navio Docas Multipropósito Bahia chega ao Porto de Santos, no litoral de SP (Foto: G1 Santos)

Navio Docas Multipropósito Bahia chega ao Porto de Santos, no litoral de SP (Foto: G1 Santos)

Navio Doca Multipropósito Bahia foi deslocado do Rio de Janeiro a Santos, SP (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Navio Doca Multipropósito Bahia foi deslocado do Rio de Janeiro a Santos, SP (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Navio Doca Multipropósito Bahia tem 260 fuzileiros navais a bordo (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Navio Doca Multipropósito Bahia tem 260 fuzileiros navais a bordo (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Fonte: G1

26 Comentários

  1. Forças armadas no Brasil só servem para isso, oprimir manifestação popular.
    Se eu fosse comandante das FAAs me recusaria a esse tipo de serviço, ainda mais em benefício de políticos corruptos e que só lembram dos militares na hora do sufoco.

  2. Liberar rápido o Porto do michel temer se nao vai atrapalhar os negócios dele e nao vai receber as mala de dinheiro !!!!

    • Depois do esquerdismo vem o socialismo… depois do socialismo vem o comunismo e depois dele vem a tecnocracia enriquecendo-se e o povão se lascando… 🙂

  3. Meu Deus esse Blues … Tem cada frase feita, que não me deixa dúvidas, é o um verdadeiro discípulo do caos. O mal do Brasil, não são os brasileiros, e sim os infiltrados e TRAIDORES no país.

      • Boa. Eu proponho uma enquete . Vamos ver quem acha que esse Blue deve ser banido. Nem que sirva apenas de referencia para a moderação. Baniram o maquina Troll da trilogia. porque nao podem banir o Blue (e demais pseudonimos)?
        Voto pelo banimento do Blue

      • Eu não bato palma pra louco dançar mas vou abrir outra exceção.

        Mentes pensantes?
        O cidadão cita e fica parafaseando o ex astrologo e guru Fulano de Carvalho mas é definido como mente pensante.
        Isso é superestima-lo pra dizer o minimo.

        Sobre banimento eu estou a relembrar um aviso relativamente recente do próprio Blog que advertiu os foristas.
        Agora o colega forista posta obsessivamente o dia inteiro. Posta ,digo da reply até inviablizar qualquer resposta.
        Nas palavras dele mesmo despreza qualquer necessidade de credibildadade mas se acha dono da verdade. Quer ter o ponto de vista definitivo a qualquer custo sobre tudo e todos.
        Dissemina rancor, ideias chucras e desinformação mas quer quer ter o seu ponto de vista se sobrepondo aos outros a qualquer custo numa espiral crescente de insanidade.
        Um verdadeiro camelo ideológico, Quer vender ideias e conceitos que ninguém quer comprar.
        Planta vento o tempo todo mas nao quer colher ventania.
        É contrariado, sobe na mesa , da escândalo e parte pra baixaria, mas o problemas sao os demais. Conclusão: o negocio é “caçar comunista”. Só ideia de vanguarda.

        Ao contrario do que ele diz,niguem tem medo dele e nem raiva. Só desprezo.
        È uma pena que ele ofenda gratuitamente tanta gente de forma individual e coletiva e nao sofra nenhuma restrição no forum. Assim se cria um monstro.

        No fim das contas voces o defendem se merecem.

      • Enquanto a caravana passa os cães ladram.

        Expurgar mentes pensantes… O que isto lembra?
        Estúpidos rerreincidentes na História dos povos.

      • Sé é para ¨banir¨ eu voto para expulsar os esquerdóides, comunistóides e socialistóides daqui. Só falam besteiras mesmo além de ficarem o tempo todo defendendo regimes fracassados e bandidos lesa-pátria presos e/ou investigados.

      • Como sempre, a mediocridade esquerdalha reina. Não aceitam oposição porque são TOTALITARISTAS de nascença.

  4. Nunca existirá dinheiro suficiente pra bancar o gasto dos populistas no poder.
    A carga tributária, dizem, é de quase um terço do PIB ou mais de 32% ou 2 trilhões, na 10ª maior economia do planeta.
    Nós pagamos salário, ”indenização”, para terroristas das décadas de 1960 e 1970. Até um padre português que treinou em cuba pra matar brasileiros recebe “salário de terrorista” e gasta tudo em sua terrinha além mar. E todos os que recebem esses “salários de terrorista” ganham também uma indenização gorda como prêmio por tentar destruir o país. Mas isso é só uma pequena parte, MST e subdivisões, artistas da lei rouanet (ministério da cultura), cabides de emprego em prefeituras, câmaras de vereadores, governos dos estados, assembleias legislativas, cabides de emprego nos ministérios e secretarias, congresso, executivo federal, marajás do judiciário e youtubers dos partidos completam a lista. Deste modo nunca sobra dinheiro para coisas realmente necessárias: segurança pública, educação, saúde e forças armadas.
    Até quando vamos ser escravos de bandidos engravatados que vendem nosso país para chineses, europeus e norte americanos a troco de propina? Que criam leis encomendadas pela ONU para tomar nosso território e emburrecer nosso povo. Até quando vamos pagar impostos cada vez mais altos? E a Pátria não vale nada para esses marajás do dinheiro público? A Pátria é o povo pois a terra sem povo é só natureza selvagem, nem nome tem. Então quem trai a Pátria e seus símbolos: sua Bandeira, seu Exército, seu Hino renega na verdade seu povo. E o povo não é obrigado submeter a quem não lhe quer bem, que diz que os brasileiros são menos dignos que cubanos, muito menos a empregados que são os políticos, juízes e seus assessores.
    Em 1964 os generais militares não queria tomar o poder e foram forçados a agir pelo povo. Não será diferente agora os caminhoneiros assumiram a vanguarda. Só falta o povo seguir a marcha. Se recuarmos agora os políticos tomarão severas medidas para impedir que o povo de se levante novamente: censura nas redes, prisões, novas leis para reprimir a liberdade de expressão, etc. Claro manter o povo escravo custará caro e novos impostos serão necessários. O big brother 1984.
    Acho que dá pra economizar muito cortando gastos inúteis das administrações estatais. Os vereadores não precisam ganhar salário(sejam voluntários como antigamente), governos estaduais e assembleias legislativas estaduais são inúteis, deveria existir só governos municipais e o federal. O judiciário deveria ter só uma instância pois se um juiz não pode decidir na primeira só serve pra encher linguiça. E se formos analisando muita coisa é inútil do tempo da burocracia do império.
    Chegou a hora de derrubar a república podre e construir um país de verdade, para isso, o remédio tem de ser forte, AÇO…

    • “Osorio
      30 de Maio de 2018 at 0:13

      Eu não bato palma pra louco dançar mas vou abrir outra exceção.

      Mentes pensantes?
      O cidadão cita e fica parafaseando o ex astrologo e guru Fulano de Carvalho mas é definido como mente pensante.
      Isso é superestima-lo pra dizer o minimo.

      Sobre banimento eu estou a relembrar um aviso relativamente recente do próprio Blog que advertiu os foristas.
      Agora o colega forista posta obsessivamente o dia inteiro. Posta ,digo da reply até inviablizar qualquer resposta.
      Nas palavras dele mesmo despreza qualquer necessidade de credibildadade mas se acha dono da verdade. Quer ter o ponto de vista definitivo a qualquer custo sobre tudo e todos.
      Dissemina rancor, ideias chucras e desinformação mas quer quer ter o seu ponto de vista se sobrepondo aos outros a qualquer custo numa espiral crescente de insanidade.
      Um verdadeiro camelo ideológico, Quer vender ideias e conceitos que ninguém quer comprar.
      Planta vento o tempo todo mas nao quer colher ventania.
      É contrariado, sobe na mesa , da escândalo e parte pra baixaria, mas o problemas sao os demais. Conclusão: o negocio é “caçar comunista”. Só ideia de vanguarda.

      Ao contrario do que ele diz,niguem tem medo dele e nem raiva. Só desprezo.
      È uma pena que ele ofenda gratuitamente tanta gente de forma individual e coletiva e nao sofra nenhuma restrição no forum. Assim se cria um monstro.

      No fim das contas vcs que o defendem se merecem.”

      Osório, diga isso também para os seus congêneres como o Paulo. Ou isso só vale para quem não esquerdiza como vcs? Na verdade, vcs usam a HIPOCRISIA como o camaleão usa a facilidade de mudar de cores para se camuflarem nas suas contradições. Vcs não merecem o respeito que pensam ou acham que deveriam ter. Para cobrar alguma coisa no campo moral de outros, temos que dar exemplo. Cadê o seu?

Comentários não permitidos.