Lança Morteiro  autopropulsado  4×4 2S41 82mm da Rússia faz a primeira aparição no exterior na KADEX 2018

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Do Original – Army Recognition

A Burevestnik, subsidiária da fabricante russa de veículos militares UralVagonZavod (UVZ), promoveu pela primeira vez o sistema de transporte de morteiros 2S41 Drok 4×4 82 mm no exterior, o evento ocorreu durante a KADEX 2018. O conceito 2S41 foi revelado pela primeira vez em dezembro de 2016 durante uma exposição de defesa.

O armamento principal consiste de um morteiro  82 mm 2B27 montado numa torre, e um sistema  portátil de 82 mm 2B24, implantada pela tripulação. Se por um lado a falta de detalhes sobre o 2B27 indica apenas um sistema em desenvolvimento, pelo outro o 2B24 já está em serviço nas Forças Armadas da Rússia.

O 2B24 é capaz de realizar suas missões de fogo de forma eficaz e oportuna através do aumento do poder da carga, uma alta taxa de fogo, baixo peso e a possibilidade de desmontar rapidamente a arma, são as características marcantes do sistema segundo informou a UVZ.

O 2B24 é capaz de atingir alvos inimigos a um alcance máximo de 6 km com uma taxa de fogo de até 20 tiros por minuto. A tripulação só precisa de 30 segundos para desmontar e evadir-se do local, o mesmo tempo é necessário para a montagem e início dos disparos.

Uma vez desenvolvido, o 2B27 equipará as baterias de artilharia em batalhões de fuzileiros motorizados, e batalhões de assalto aéreo da VDV, as Forças de Assalto Aéreas russas, acrescentoua  UVZ .

A proteção próxima do veículo é fornecida por uma torre não-tripulada de 7,62 mm e quatro conjuntos de três lançadores de granadas de fumaça montados em cada lado da torre do blindado.

O 2S41 é baseado no veículo blindado KAMAZ K4386 4×4, que foi desenvolvido para as tropas aerotransportadas russas. O Veículo blindado projetado e fabricado pelas empresas de defesa russas JSC “Plant of special vehicles” e Kamaz. O motor está na frente do veículo, com os membros da tripulação sentados no centro. Há uma única porta em cada lado do veículo, com uma pequena janela à prova de balas na parte superior e duas grandes janelas à frente como pára-brisas à prova de balas.