1ª Bda Inf Sl – Operação de Apoio ao IBAMA

Boa Vista (RR)
No período entre 4 e 12 de maio, o Exército Brasileiro no cumprimento de sua destinação constitucional e atribuições subsidiárias, por intermédio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), realizou operação de apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O IBAMA, por meio de sua Superintendência regional,  vem realizando ações de fiscalização ambiental. Numa dessas ações foi identificada a extração ilegal de 7.387 toras de madeira, na Terra Indígena (TI) Pirititi, onde vivem índios isolados, no município de  Rorainópolis, na região sul do Estado de Roraima. As toras apreendidas equivalem a aproximadamente a 14.500 m³ de madeira. O volume seria suficiente para lotar 350 carretas biarticuladas.
A ação subsidiária do Exército  teve por objetivo contribuir com os trabalho do Instituto, no tocante a mensuração de madeira apreendida, provendo o apoio de logística e de comunicações aos servidores do IBAMA, na região da Arara Vermelha, sul do Estado. A operação contou com militares do 10º Grupo de Artilharia de Selva (10º GAC Sl) e 1º pelotão de Comunicações de Selva (1º Pel Com Sl).
O apoio a órgãos governamentais pelas Forças Armadas está previsto na Lei Complementar nº 97 de 9 de junho de 1999, a qual dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas.
Fotos: 1ª Bda Inf Sl
Comunicação Social da 1ª Brigada de Infantaria de Selva
“BRIGADA LOBO D´ALMADA”

“Braço Forte”
… É o nome da  coluna editorial que surgiu de uma parceria do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) e o Plano Brasil. Criada com o objetivo de difundir as informações do Exército Brasileiro, a coluna divulgará os conteúdos produzidos pela Agência “Verde Oliva” bem como, trabalhos dos autores do Plano Brasil para os seus leitores, mantendo-os atualizados de maneira dinâmica, com informações segmentadas.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Plano Brasil com os seus leitores e busca assim atender a sua missão primeira, difundir e dinamizar o conhecimento a cerca do setor de Defesa e Geopolítica de forma atualizada.