Novo porta-aviões para a Rússia: USC apresentará projetos até o final do ano.

Porta-aviões Shtorm - Projeto 23000

Tradução AR.

Até o final de 2018, a United Shipbuilding Corporation (USC) apresentará, para consideração do Ministério da Defesa da Federação Russa, algumas minutas finalizadas de um novo porta-aviões nacional. No caso de uma decisão positiva sobre uma das opções, o trabalho de desenvolvimento do navio poderá começar em 2019, disse uma fonte da indústria de defesa.

“A USC foi instruída para até o até o final deste para apresentar suas propostas refinadas para o Ministério da Defesa da Federação Russa Uma das opções, em particular, envolve a construção de porta-aviões com um deslocamento de 75 mil toneladas …”  disse a fonte.

A fonte explicou que, “no caso de uma decisão positiva sobre um dos projetos, a etapa de desenvolvimento de engenharia do navio e preparação de documentação de projeto poderá começar com 2019. Otransportador pode ser incorporada entre 2021-2022, a sua construção, de acordo com estimativas preliminares, vai durar cerca de 10 anos “. O interlocutor acrescentou que o programa estadual de armamentos para 2018-2027 prevê “financiamento inicial” sob o programa de um novo porta-aviões.

A USC não comentou as informações do canal de notícias TASS fornecidas pela fonte anônima.

Atualmente, a Marinha da Rússia tem um único porta-aviões de tamanho médio não nuclear, o almirante Kuznetsov (de acordo com a classificação russa, um avião de transporte pesado). Como foi referido anteriormente pela força, a Marinha russa espera receber um porta-aviões promissor com uma usina de energia nuclear até o final de 2030, um novo deslocamento de porta-aviões deve ser inferior a 70 thous. Toneladas.

 

Concepção do porta-aviões Shtorm – Projeto 23000 – Repare que a bordo existem alguns caças Su-57, que segundo o MD russo, terá uma versão naval.
O Centro de Pesquisa do Estado de Krylov desenvolveu e apresentou ao público em geral um projeto de porta-aviões para clientes estrangeiros, que também foi oferecido para a frota nacional. O projeto 23000 foi chamado de “tempestade”. O esboço assume que o navio terá um deslocamento de 80-90 mil toneladas, será equipado com uma usina de energia combinada (um reator atômico e um motor de turbina a gás), o grupo de ar do navio deve ser de até 60 aeronaves.
Fonte: Defence/Alexander Kurokhtin
 
Imagens: Sputniknews e Defence

19 Comentários

  1. 75000t, 80000t, 70000t? Não entendi qual será o plano de tonelagem deste navio.

    E por aqui, eu pessoalmente acho um erro muito grande o almirantado da MB achar que pode ficar sem um porta aviões na esquadra!

    • Caro Adriano.
      A sua dúvida é pertinente, haja visto que a força marítima russa e também o ministério da defesa russo não decidiram os requisitos mínimos do novo NAe, apenas os requisitos brutos, dentre eles, existe a necessidade do novo porta-aviões ter a capacidade de deslocamento igual ou superior a 70 Ktons, por isso não há definição de deslocamento.
      A USC apresentará diversos projetos, podendo inclusive apresentar projetos de diferentes tonelagens.
      Já o referido projeto Shtorm (Projeto 23000) tem aproximadamente 100Ktons. Sds

    • não só pode, como deve, ficar permanentemente sem porta aviões.o único objetivo da existência de porta aviões é levar o poder militar de um pais a qualquer lugar do mundo ou seja pra que o BRASIL vai querer isso, sem contar a grana não só para ter mas manter e ainda ter e manter uma proteção minima.SEM CHANCES. O melhor é ter uns três subs-nucleares,quero ver que putencia ia encarar, pois o preço mesmo na vitoria seria muito alto.

      • paulo,

        Um porta-aviões também é o elemento que proporciona a proteção aérea de uma esquadra, e oferece poderio aéreo a possessões insulares que não podem contar com aeródromos.

        O Brasil, tendo a costa que tem e arquipélagos a defender, e se quiser exercer a dominância sobre esses territórios, precisa obrigatoriamente de poderio anfíbio, o que implica em um porta-aviões.

        Agora… É claro que antes disso vem o básico, que é a capacidade de negação do mar e, num outro campo, prestar SAR e coibir atividades ilícitas; coisa que já está sendo feita, mesmo levando em conta os problemas que tanto já se debateu…

      • _RR_

        É isso mesmo, e mais, um país como o Brasil não pude se dar ao luxo de ficar sem um porta aviões.
        O Chile, Angola, Africa do Sul, Uruguai, Peru etc… podem ter uma marinha sem estar nucleada por um PA, devido a realidade daqueles países e das missões daquelas marinhas.
        Já nós com nosso tamanho e preponderância é fatal ficar sem PA e o tempo dirá isto.

      • boas, RR respeito sua opinião mas como disse acima discordo totalmente, o preço de ter e manter um porta aviões e uma esquadra( para defende-lo e não ao contrario) não cabe á um pais sem ambições de conquistas alem mar e nada nega mais seus mares que submarinos, principalmente nucleares é logico que umas corvetas e umas fragatas com um ótimo poder anti aéreo estão na receita.Mas se um dia tivermos uma politica de defesa minimamente descente com verbas não seria tao contra um ou dois porta aviões,hehehe

  2. Que estripulia sem necessidade

    pqp…..

    só pra dizer que possuem um… pq é completamente desnecessário

    • Rafa,

      Não ouso dizer que é desnecessário aos russos… A questão síria, por exemplo, provou a validade de um NAe para eles, mesmo que o ‘Kuznetsov’ não tenha se mostrado o melhor dos mundos…

      Daqui por diante, com a tendência a formação de uma nova bipolaridade entre americanos e chineses, os russos terão mais do que nunca de assegurar suas zonas de influência e a capacidade de intervir ao longe para preservarem um mínimo de independência em suas ações…

      • RR,

        Os russos estão lá na Siria e o conflito esta praticamente definido

        me diz uma coisa: qual foi a necessidade de um PA no TO da Síria?

        Os Russos estão, ao mesmo tempo, na Europa e no Oriente sem muito esforço (só pela extensão do Territorio)…

        E pra garantir o mar de aguas quentes, eles ja possuem a Crimeia

        Pronto…

        Pra que serve um PA ?

        Não seria melhor investir dinheiro no substituto dos Mistral?

    • Gastos com grandes eventos sempre cobram seu ônus nos anos seguintes. Mas, interessante que a falta de dinheiro por lá é diferente da daqui. Esta semana entregaram uma ponte de 29 km na Crimeia. Começou a ser construída em 2015!! Nossas crises deveriam ser assim também…

  3. Quem sou eu p questionar a Rússia, mas concordo c a breve análise acima. A Rússia tem ótimos e pertinentes projetos em todas as áreas, porém, c pouco dinheiro, o q pode atrasar, prejudicar ou até impossibilitar tais projetos. Logo, eu deixaria essa aventura de aeródromo p meu aliado Dragão. Acho q já seria uma baita dor de cabeça p os EUA. Abraço!

Comentários não permitidos.