Pilotos americanos sofreram lesões por lasers chineses no Djibuti, diz Pentágono

AFP/Arquivos / Bonny SchoonakkerDois pilotos de um avião de carga C-130 sofreram lesões leves nos olhos ao terem lasers apontados em sua direção

Cidadãos chineses direcionaram em múltiplas ocasiões lasers de grau militar contra pilotos americanos que operam em uma base em Djibuti, na África, declarou o Pentágono nesta quinta-feira (3).

As autoridades emitiram uma queixa diplomática formal e exigiram a Pequim que investigue uma série de incidentes que datam de várias semanas, disse a porta-voz Dana White.

“São incidentes muito graves”, afirmou White, acrescentando que “representam uma verdadeira ameaça” para os pilotos.

Em um caso, dois pilotos de um avião C-130 sofreram lesões leves nos olhos quando aterrissaram na base deste país do Chifre da África, assinalou à AFP outra porta-voz, a major Sheryll Klinkel.

Localizada no aeroporto internacional de Djibuti, a base militar americana Camp Lemonnier é sua única instalação na África. É utilizada em grande medida para operações antiterroristas no leste da África e no Iêmen.

A China abriu no ano passado uma base naval em Djibuti, a apenas alguns quilômetros das instalações americanas, no que é a primeira base no exterior das Forças Armadas de Pequim.

White disse que estava “certa” de que quem direcionou os lasers de alta potência era chinês. Funcionários declararam ao jornal The Wall Street Journal que o laser provavelmente provinha da base chinesa.

 

Fonte:AFP

7 Comentários

    • Gil so agora a imprensa ocidental “descobriu” que chineses e norte americanos estao matando uns aos outros no Djibut. Jim Willie, citando suas fontes de infortmacoes, vem falando sobre esse conflito desde 2013 pelo que eu sei. Esse conflito e velho por uma razao ou outra a midia ocidental tem evitado comenta-lo.

  1. Li um artigo, se eu não me engano da The National Interest que falava que os iranianos tinham fabricado um canhão laser capaz de cegar até mesmo satélites de órbita baixa (LEO).
    Essa “arma” é bem interessante, porque pode gerar mais danos do que um míssil que é muito mais caro.

    • Empalador eu so acredito nesse canhao laser iraniano e nas armas supersonica russa apos ela ter sido demonstrada na pratica. A covardia iraniana em nao reagir a uma serie de ataques israelitas, ataques esses quando morrem soldados e oficiais iranianos demonstra que eles nao tem capacidade militar para enfrentar Israel muito menos enfrentar os EUA. Eles sabem disso e reagem como cachorro amedrontado. Enfia o rabo entre as pernas. O mesmo ocorre com os russos. Putin disse que as Forcas armadas russas desenvolveram armamentos supersonicos que fazem os armamentos dos paises da OTAN obsoletos. Isso e papo furado. Querendo amedrontar os norte americanos com palavreados. Mostra um desses armamentos em funcionamento e os norte americanos nao ousariam provocar e humilhar os russos como eles estao fazendo neste momento. Em 1963 quando o lider sovietico Nikita Kruchev falou num discurso que se Inglaterra continuasse aceitar bases norte americanas em seu territorio, ela estaria ocorrendo o risco de ser afundada no mar com a explosao sobre ela de uma bomba nuclear de 100 megatons. Para mostrar que ele nao estava blefando URSS explodiu na Siberia uma dessas bombas e mostrou ao mundo que realmente URSS tinha essa arma. Putin esta blefando, por isso ele nao reage. Se ler ingles recomendo que leia o texto de um critico de Putin Srdja Trifkovic, Putin’s collapsing credibility. que saiu no Chronicles Magazine e republicado no Blog Russia Insider.

      • Boa reflexão, mas não podemos esquecer que para a indústria armamentista ocidental é sempre bom existir a dúvida no ar sobre a realidade ou não dessas armas russas, iranianas, chinesas, norte coreanas etc.

  2. Antes que o pessoal comece a sonhar com lasers que cegam.
    Fiquem sabendo que lasers que cegam permanentemente (chamados de dazzlers) são proibidos para uso civil e militar. Esse tipo de arma não é usada justamente porque tira a orientação do soldado sem dar chance de reação.
    Na real, a verdade é que esse tipo de laser é extremamente fácil de fazer, tem um alcança absurdo e funciona enquanto durar a bateria. OU seja: grandes potências perderiam muito de seu poder se os seus soldados ficassem cegos no campo de batalha por causa de um laser que foi disparado de 5 km de distância.
    Se a arma é muito boa, fácil de fazer e barata, pode escrever que é ou será proibída. Vejam bombas de cluster, napalm e bombas nucleares por exemplo.

Comentários não permitidos.