RVV-SD A nova arma para o SU-57 e demais caças da VKS

E.M.Pinto

Informações- Rustam- Moscou.

A OJSC fabricante dos mísseis Vympel apresentou alguns dados do perfil do novo míssil RVV-SD

Segundo a OJSC, o novo míssil “ar-ar” de médio alcance (BVR) foi concebido para destruir alvos aéreos tais como: caças, aviões de ataque, bombardeiros, UAV, helicópteros e mísseis de cruzeiro a qualquer tempo e sobre quaisquer condições climáticas. A nova arma possui perfil de operação aumentados em relação aos antecessores, podendo engajar alvos em qualquer ângulo.

Com sistema de disparo multi-canal a arma é do tipo dispare e esqueça e é muito mais resistente as interferências eletrônicas.

O RVV-SD foi desenvolvido para equipar as novas aeronaves Su-57 e Su 35, bem como os caças MIG-35 dentre outros do aparato militar russo como os caças SU-30SM e Su-34. A arma já estreou no conflito Sírio quando foi avista operando a partir do caça Su-35.

 

O sistema de orientação da arma é do tipo inercial com a correção de rádio e o posicionamento ativo do radar. O motor é de estágio único com combustível sólido e cabeça de guerra possui um sensor de alvo a laser que aciona a ogiva sem necessidade de contato com o alvo.

A cabeça de guerra em tandem possui sistemas de detonação em multicamadas aumentando a letalidade da arma, bem como a precisão no abate do alvo.

O míssil pode ser embarcado na aeronave a partir da unidade de ejeção de mísseis AKU-170E. Porém é possível adaptar-se a qualquer outro sistema de origem estrangeira estrangeira usando tecnologia desenvolvida pela empresa ARMACO, projetista do AKU- 170E.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Motor de propelente sólido

01 estágio

Alcance Mínimo / km

0,3

Alcance Máximo operacional / km

110

Altitude de engajamento mínima /km

0,02

Altitude de engajamento máxima /km

25

Massa / kg

190

Comprimento / m

3,71

Diâmetro / m

0,2

Envergadura / m

0,42

Dimensão dos lemes /m

0,68