Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai abandonam Unasul

A metade das nações integrantes do bloco anti-estadunidense criado há uma década decidem suspender sua participação

Os presidentes de Argentina e Brasil em um encontro recente.
Os presidentes de Argentina e Brasil em um encontro recente. REUTERS

A metade dos países pertencentes à Unasul, o bloco sul-americano criado em 2008 pelo presidente venezuelano Hugo Chávez para contrapor o domínio dos Estados Unidos na região, decidiu suspender sua participação, afirmou um funcionário brasileiro à Reuters na sexta-feira.

Funcionários das outras quatro nações confirmaram a decisão de suspender as atividades da organização que ficou paralisada pelas divergências durante um ano e meio. Os governos de centro-direita que assumiram o poder em vários países da região nos últimos anos melhoraram suas relações com Washington nos últimos anos.

A Unasul foi criada há 10 anos quando o populismo esquerdista defendido pelo falecido líder venezuelano era mais forte na América do Sul. Chávez e outros líderes naquele momento se opuseram à proposta respaldada pelos Estados Unidos de uma Zona de Livre Comércio no continente americano e em seu lugar estabeleceram a Unasul, uma união econômica e política que finalmente serviu para dar a essas nações presença internacional.

A iniciativa também foi uma tentativa de fugir da Organização de Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, que os esquerdistas consideravam uma ferramenta para promover a política dos Estados Unidos na América Latina.

Os membros restantes da Unasul são Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai, Guiana e Suriname. “A Unasul trabalha por consenso, mas as diferenças entre os pontos de vista político e econômico de seus membros são tão grandes que já não é possível funcionar”, disse um diplomata peruano que pediu para não ser identificado, porque não tinha autorização para falar publicamente.

Fonte: El País

75 Comentários

    • o que seria de nós sem os nossos irmãos e amigos do norte né caboclada….Graças a Deus que eles estão sempre conosco para nos guiar….

    • Os colonizados assumiram o Poder , pronto estão abanando o rabo para o Tio SATÃ nosso MUI AMIGO , coitado de nosoutros, ou estamos em Mãos de Idiotas ou em Mãos de Idiotas , com a Gratidão do EB e seu Golpe da republiqueta de 1889 , quando de Líderes passamos a Cachorrinhos , Gratos militares de merda do exercito ,que ainda de sobremesa criaram o Fake TIRADENTES ,de Ladrão e Sonegador a Herói da Pátria , depois de viver feliz e contente na Europa MAIS 26 anos após seu Enforcamento , com sua amante Perpetua Mineira ( isto é que é Sobrevida ), Grande Herói!!!!. Antes o feriado era 22 de abril ( Descobrimento ), Castelo Branco então troca para o Dia Do Fake , e manda darem ênfase a Mentira do Tiradentes , GRANDE REPUBLIQUETA DE CASTAS CORPORATIVISTAS !!!

      • Meu amigo, no mundo geopolítico real não existem amigos ou inimigos e sim aqueles países que se impõem pela ética e coerência e aqueles que são dirigidos pela corrupção e colocados de joelhos aos interesses de “quem pagar mais”. Falando em castas corporativistas os governos de esquerda no Brasil nada mais fizeram do que ampliá-las… ao ponto de quebrar o país de vez. Nosso inimigos não estão lá fora e sim bem aqui dentro e seja quem for.. Tia Sam, “Ursinhos Carinhosos” ou república do Yakisoba (que originalmente veio do Japão..) não irão nos respeitar desde que não nos respeitemos primeiro. A esquerda latiu durante décadas e ao assumir “ca…ram” de vez o que já não era bom.
        Abraço,

  1. Mais uma vez eles nos derrotam com a tática militar mais antiga do mundo, “dividir e conquistar”!
    Seremos eternos quintais das nações desenvolvidas fazerem e deitarem o que quiserem.
    Pois não somos capazes de nos unir (como fizeram os Europeus,, no pós guerra), e decidirmos por nós mesmos nossos destinos, sem precisar pedir a benção das nações Européias e ou Norte Americanos.
    Parabéns nações desenvolvidas, mantiveram sua egemonia !
    Sinto muito Sul Americanos, terão mais décadas de escravidão legalizada e consentida!

    • Uma decada de governo populista de esquerda acrescentou o que a regiao sulamericana??? Ao nao ser mais atraso, desigualdade popular e pobreza.

      • Os idiotizados agem assim enquanto estão na sombra de quem trabalha , quando chega na situação da venefavela eles dao o fora e vão mendigar nos países vizinhos .

    • Do México a terra do Fogo , somos o mesmo Povo com a mesma origem , Latino e Ibero Latino , mas sempre a nossa União será sabotada pelos Colonizados Venais , VERGONHOSAMENTE !
      Vejam, constantemente os Colonizados , nos querendo Armados e prontos a fazermos Guerras aos nossos irmãos e amigos vizinhos da América latina , mas sempre Submissos aos nossos Colonizadores e Inimigos do NORTE . Como um dia chegaremos a alguma lugar com Idiotas e imbecis assim ? Dentro das FFAA , então a colonização é Clara e Evidente , cancelaram a compra do Pantsir , o cancelamento de Foguetes Espaciais, o aluguel da Base de Alcantara , desprezo a projetos nacionais , para recebimento de Sucatas do Tio Satã , etc, etc, basta ver como ficam felizes como* Pinto no Lixo* na presença de americanos , eu presenciei isto a 50 anos , quando estava no elevador do saguão do Palácio Duque de caxias com outras pessoas e militares de patentes , quando chega o General Vernon Walters com alguns militares americanos , pronto, nos tiraram do Elevador , para que estes o usassem , ele que se opôs e nos deixou subir , íamos ao 3o andar na 1a RM , seríamos recebidos pelo Cel Lucini ! ( esta aí , tudo com nomes , fiquei completamente indignado com isto , este é o nosso EB ).!

      • Deixe de ser idiota , a não ser que vc seja um índio, vc é produto da colonização, defender uma América não colonizada quer dizer que os não índios devem vazar da região, indo pra África, Europa e Arábia, então por favor para de falar besteira, tem muito idiota acreditando que os mestiços já viviam aqui quando os europeus chegaram, kkkkkkl ,até os EUA são colonizados, que discursivo vitimista este seu , deixe de ser vagabundo e trabalhe !

  2. “Os governos de centro-direita que assumiram o poder em vários países da região nos últimos anos melhoraram suas relações com Washington nos últimos anos.”

    Centro-direita da esquerda né amiguinhos!!?? hehehehe ano que vem teremos algo melhor que direita aqui no Brasil: teremos CONSERVADORISMO.

    E é melhor JAIRem se acostumando, ouviram!!

    Sds.

    P.S – o choro aí embaixo é livre, tá… fiquem à vonts!!

  3. Essa UNASUL nunca saiu do papel, afinal. Foi tarde.

    Com a Direita mais alguns anos no governo, o povão põe fogo no país kkkk Lulão antes de ser preso tinha mais de 40% de intenções de voto… o herdeiro politico dele será o novo presidente.

    • Fiquem espertos, as Forças Internacionais , farão de tudo para Colocarem Marina Chupa Cabras no Poder( querem apostar no Apoio da Rede Globo a ela ) , Atenção a todos !!

    • Inflacionando os números caro comunista vagabundo ? 25% de afetados pela micricefaleia e só, os coxinhas sonhadores que enteraram os votos acordaram , a ficha caiu , não há Lula povão e sim Lula ladrão, ladrão e corno kkkkkkkk, as gravações revelaram coisas íntimas do fd uma égua, não dava no couro desde os 55 anos , kkkkk , a 51 não deixava ,kkkkkkkk

    • Tenso ein, como pode isso? Pensei que os leitores deste canal tinham maça encefálica suficiente para simplesmente “abrir os olhos” e ver as sem vergonhices do senhor lulaladrao durante seu tempo no poder, mas pelo jeito eu estava enganado.

  4. “Os governos de centro-direita que assumiram o poder em vários países da região nos últimos anos melhoraram suas relações com Washington nos últimos anos.”

    PMDB é centro-esquerda (mais esquerda do que centro) e mesmo assim saiu do bloco, a coisa lá devia estar feia mesmo.

  5. Putz, politiquismo de esquerda e direita.
    Tudo a mesma merda!!!!!!!!!!!!!!
    É por isso que sou CENTRÃO!!!!!
    Sou sozinho e não me alinho com ninguém, sigo minha própria ideologia de vida e não me deixo levar por A ou B.
    Para mim, que toma parte, É FRACO DE ESPÍRITO!

    • Penso da mesma forma forma , mas Pior que a esquerda , e ser Colonizado como grande parte acima , mas devemos Agradecer ao Exercito Brasileiro e seu Golpe da republiqueta e adiante reafirmando nossa Desgraça , quando pedem ajuda da Marinha dos EUA ou Tio Satã , para o ajudar a não ser Apeado do Poder , ( Ver Revolta da Armada 1893/94), UMA VERGONHA NACIONAL , mas nunca levado ao Curriculum Escolar ,desde então viramos esta Republiqueta Submissa com grande parte dos brasileiros CO LO NI ZA DOS VERGONHOSAMENTE !
      Depois o General Leônidas em entrevista disse que o EB sempre foi chamado pelo Povo a meter-se na Política , nunca foi Intruso na vida nacional , um PIADISTA !!

  6. Reparem a FESTA DOS COLONIZADOS em seus comentários , como o Brasil um dia chegará a algum lugar com gente assim ? Brasil condenado por seu Povo a ser um JOÃO BOBÃO , UM TRAÇO ZERO , UM NADA ,NADA , NADA , NADA !!

  7. Estes países estão abandonando a baboseira ideológica canhota, aquela do tal “socialismo moreno latino” que sonhava com uma especie de “União soviética tropical” nada mais patético.

  8. Acho um erro, tanto o que fizeram, deixado a UNASUL se tornar um bloco ideológico, quanto terem deixado, pois aí o retorno ou criação de um bloco economico usando esta união ficará prejudicada no futuro. Não se pode jogar a água suja da banheira, com a criança dentro.

    Era para estes países terem continuado e mudado os rumos do bloco e não te-lo abandonado.

    Minha opinião

    • UNASUL, nada mais foi do que um organismo pomposo para presentear com altos cargos a cúpula de amigos (advogados etc) do Hugo Chaves &Cia.
      Tremendo cabide de bons empregos criado para inflar egos na A. Latrina. Ok muchachos!
      Esta pilantragem fora do seu contexto de círculo de líderes canalhas (Chaves & Cia) simplesmente naufragou, pois seu objetivo chamais foi produzir algo, além de bons cargos.
      Qualquer sistema político pilantra precisa de vários órgãos administrativos para empregar seus afiliados. Faz parte do modus operandi socialista operar com uma máquina governamental gigante.

      UNASUL si fú. Falta o Merdosul si fú também.

      • Que discursinhos mas xucro e vira-lata teu em seu penderasta a una sul e MERCOSUL não serve serve mesmo e ficar de quatro pros stetes ne seu vira-lata alias tu e tua raça vira-lata deve tá muito feliz com a entrega da Embraer para Boeing afinal pra que colônia com Fabrica de aviões ne seu ViventtBR

      • Tá misturando bons alhos com bugalhos. O assunto aqui não é Embraer.
        Acorda sujeito! O socialismo só fez kaka por onde passou com suas turmas de cumpads ordinários.
        Vai se tratar Joaquim, tá precisando de rivotril.

  9. Um bloco de paises exportadores de materias primas e dependentes dos produtos industrializado e tecnologia das nacoes centrais, nunca tera futuro.
    Os países que querem se fazer respeitar tem em primeiro lugar que valorizar seu povo, investindo principalmente no seu desenvolvimento científico, sem isso, sera apenas tolices politiqueiras.

    • Canalha, burro, estúpido, safado e sem vergonha. CARA DE PAU.
      Um autentico representante da canalhada política brasileira.
      Outro vampiro do povo que não quer largar o osso da tal militância socialista na América Latina, mas mascarado de bom moço. Pior que sequer sabe disfarçar.
      Temos que fazer uma limpa de todos esses canalhas políticos profissionais na próxima eleição.
      Fora seus Dotores, Coroneis etc!!!!!

      • Pra você bom deve ser o estrupador de mulheres o Facista Jair Bolsonaro ne seu ViventtBR já reparou que esses pela saco vivem atacando Todos lideres político que querem um Brasil soberano e independente principalmente dos EUA mas adoram ovacionar sujeitinhos vira latas com o tal Jair Bolsonaro e etc eita gentalha medíocres chupa rola de gringo são esses Patos amarelos

      • Meus advogados irão atrás de vc , vai ter que provar uma acusação grave assim , estrito é crime hediondo , portanto vc tem o dever de denunciar e levar ou indicar as vítimas, arrumou pra cabeça idiota , vou te puder geral !

      • Bolsonaro, não é a última bolacha do pacote não. Porém, até agora é nossa carta na manga conservadora contra o socialismo mentiroso e bandido, que é ótimo apenas para afundar nações.

        Estuprador (fica melhor que estrupador) ok, baita palhaçada
        . Mas quem sabe vc é amiguinho dos socialistas da mesma turma boçal da dondoca Maria do Rosário?
        Acorda Joaquim, cai fora dessa!!!

      • ViventtBR
        Canalha, burro, estúpido, safado e sem vergonha. CARA DE PAU.
        Um autentico representante da canalhada política brasileira pós golpe.
        Outro vampiro do povo que não quer largar o osso da tal militância entregista na América Latina, mas mascarado de bom moço. Pior que sequer sabe disfarçar.
        Tu acha que engana alguém com esse papo esquizofrênico americanizado de elite que tudo que não presta e socialista e só a direita que ta comprando a soberania nacional e tirando direitos do povo e salvadora .
        Qual e a logica ala bolsomito só a direita endireita. Pataquada pato-logica
        Fora seus fascistas de quinta !!!!!

      • Heitor, vou considerar que vc está tendo um chilique. Cuidado para não dar uma tela azul na sua cachola. Aí não tem volta.

        Resumo da treta do Ciro com o Gringo, para quem não quis ver o vídeo…
        O Ciro, com a maior CARA DE PAU, afirma que pobre tem que continuar sendo pobre.
        Já o Gringo, na hora viu a cafajestada social elitista do Ciro e lhe colocou no devido lugar de aberração anti democrática e anti capitalista.

        Um cara desses, que declara para todo mundo que quem nasceu pobre deve morrer pobre, pois vive numa cultura pobre, de pobreza, é claro que não tem a mínima condição de conduzir uma nação…
        A não ser para um buraco bem fundo.
        Essa declaração, tese terceiro mundista, do Ciro foi, quem sabe, a maior bosta que um político já falou no mundo.
        E sem quem se considera pobre tiver vergonha na cara, chamais dará um voto a esse piadista político.

  10. Até que enfim começa a se desvincular dessas políticas, associações e tratados nefastos de países que muito LATEM mas não se dão o respeito.
    Bla…bla..bla…. Tio Sam é “evil”… fala sério senhores…. “evil” são os coronéis que mandam nesta republiqueta desde seu descobrimento pilhando tudo e todos a seu bel prazer e os travestidos de “esquerda salvadora” nada mais fizeram que pilhar ainda mais fazendo política de terra arrasada de suas próprias nações.
    Mas a culpa é do famigerado e malvado “Tio Sam”…. (mas a Disney e compras em Miami são fantásticas.. não? … com dinheiro público roubado… MELHOR AINDA).
    O mal do século são os pseudo intelectuais que nunca leram livros de história, nunca racionaram por conta própria ou nunca exercitaram seu poder de criticidade virem postar tanta besteira pela rede a fora…

  11. Impressionante como querem e desejam a submissão, dobrar os joelhos e lamberam as botas (para não falar outra coisas), pessoas alinhadas as serviçais do capitalismo selvagem e desenfreado, da ganância descabida, da intolerância racial, social, de gêneros e de sexos etc..
    Pessoas assim foram as mesmas que aplaudiram e apoiaram o regime ultra nacionalista de direita de Hittler e Mussoline.
    Que eram a favor da legalidade da escravidão etc..
    Por essas e outras é que vemos que a America Latina sempre será capacho das grandes nações acidentais, será sempre o bordel dos ricos e desenvolvidos, a puta dos fortes e poderosos, o carrasco de sua gente etc..
    Esses são os 5% que detêm em sua posso mais de 50% do PIB nacional.
    Triste !!!

    • Que briga boa , de um lado Hitler e Duce do outro Stálin e Mau tse , ótimos exterminadores de inocentes , imbecis atrox, certamente os dois últimos são seus ídolos, kkkkkkkkk

  12. A Unasul nasceu com a finalidade para lavar dinheiro desviado das multinacionais destes países, uma verdadeira máquina criadora de laranjas , com esquerda ou sem jamais daria certo , estes países pularam fora de um barco que já havia afundado , simples assim @

  13. E nessa tragédia grega como fica as negociações comerciais entre MERCOSUL e união europeia também vai pro espaço como Unisul e mercosul e tudo isso pra que so pra ficar de quatro pros Amis ? Isso e que e capaxismo vira-lata

  14. Já tinha passado da hora de abandonar essa porcaria inútil da unasul criada por aquele pedaço de lixo do chavez (que numa hora destas deve estar se contorcendo no inferno)kkkkkkkkkkk…

  15. “A Máquina Troll

    21 de Abril de 2018 at 16:36

    O que acho interessante neste pais é como tem brazileiros que se auto desvalorizam…não resta duvidas de que existem em nosso pais pessoas de péssima índole, falta de educação e calhordas, mas nossa nação também é constituída de muitas pessoas com vergonha na cara, trabalhadoras, honestas, educadas e hospitaleiras como em qualquer outra sociedade…

    causa vergonha porque isso não representa o nosso povo…não se iludam em achar que estadunidenses, ingleses, etc, são justos e bonzinhos, pois tem tantos maus caráteres lá como aqui…a diferença é que lá ao invés de ficarem julgando seu próprio povo cada um tenta fazer a sua parte como cidadão…não podemos generalizar e sim culpar e condenar quem de fato está errado…

    valorizem seu povo, sua nação, identidade, cultura, costumes e tradições, pois se não serão todos tão calhordas quanto os políticos lesa pátria que desgraçam e sabotam este pais…tem brazileiros mal caráter?..tem, lógico…mas não dá para generalizar…pessoal gosta de exaltar o que vem de fora e não se auto valoriza…por isso nunca deixamos de ser uma colônia de exploração!..

    claro que sabemos que temos um grande problema a ser resolvido porém quando alguns dos nossos principais governantes se corrompem sempre há uma “força” gananciosa e ainda mais corruptora agindo nos bastidores que sobrepõe os interesses do povo…a verdade é que países como os eua sabem bem disfarçar seu “jeitinho estadunidense” e quando corrompem pelo menos fazem em favor de toda nação ao contrário dos brazileiros que se “legislam” em causa própria...o autodenominado “primeiro mundo” se vende como o “mundo civilizado” para as massas do mundo…mas como como vemos bem em lugares como a Síria hoje…estão muito longe disso…

    vcs acham mesmo que uma gente completamente tomada pela ganancia e cobiça…que por riqueza e poder recruta grupos de mercenários para promoverem genocídios e todos os tipos de atrocidades contra povos de outras nações como decapitar crianças ou fazerem elas executarem civis inocentes…esta em sã racionalidade e consciência?!…acreditam mesmo que uma gente assim age racionalmente?!…que é racional?!…que evitara uma guerra mundial por sanidade ou cordura?!…rs…o mundo hoje cada vez mais regride em um retrocesso geral e as pessoas cada vez mais se comportam de forma bestial como animais…

    a abominação e a apostasia é geral e cada vez mais tomam conta do mundo e de tudo…o hedonismo é cultuado como uma religião e a meta da existência é a gratificação dos sentidos…o mal toma conta e se alastra em todos os lugares…não tem lado, partido, ideologia, raça, classe, nacionalidade ou religião…se encontra em qualquer meio ou lugar….a cobiça e a ganância malucas pelo o dinheiro e o poder estão encaminhando o mundo de hoje para um colapso/guerra mundial inevitável…ISTO É UM FATO OBSERVÁVEL…só não vê quem não quer…

    Deplorável :

    https://www.youtube.com/watch?v=I7MyDGn0q80

    Antes o fim do mundo era uma preocupação, agora é uma esperança…”

    Parece que este comentário meu deixou o fake bastante “incomodado/agitado” senhores….pensam que eu não percebo as coisas…mas eu percebo sim…. 🙂

  16. Enquanto muitos ja ficam brigando por esquerda e direita, os entreguistas vao afundando atrasando o pais, junto com esses símbolos da tolice.

    • O problema meu cara e que essa direita a qual tu fala e entreguista esse e o problema já a Esquerda por mais que tenha seus defeitos e são muitos pelo menos não e entreguista lesa-pátria duvido muito que a Dilma apesar de seus erros daria a Embraer pra Boeing como esse governo direitopata ta entregando essa e a verdade

      • Olhe os exemplos dazisquerdas na AL… é isso que vc quer para o Brasil ???… MISÉRIA, FOME e MORTANDADE ???… ou vc é cego e surdo só quando lhe convém ???…

  17. Joaquim políticos no Brasil a Dilma foi uma das pessoas mais burras que ja adentraram o palacio do Planalto, ela vom certeza faria isso e pior, pois uma presidente que toma as seguintes atitudes: permitir o aumento simultâneo do preco da gasolina.
    Reduziu o financiamento estudantil de novel superior.
    Reteve o PIS/PASEP (dinheiro da classe mais pobre).
    Com isso minando sua propria popularidade, nao tinha muita competencia para fazer algo diferente desse filho de refugiado libanes.

    • Concordo contigo Caio a Dilma foi muito limitada realmente deixou muito a desejar principalmente na área econômica e politica parece que ela queria ser uma espece de Rainha da Inglaterra se descuidou da área econômica e politica e o resultado foi que o Vampirão le pasou a rasteira e hoje nois estamos pagando por isso o vampirão esta entregando todos os setores estratégico do Brasil as potencias estrangeiras como EUA China França Inglaterra etc nois Brasileiros deveríamos nos unir para evitar essa tragédia ou daqui a pouco apenas seremos uma nação ocupada por potencias estrangeiras

  18. É lamentável e revoltante que este excelente canal esteja repleto de esquerdalhas rançosos e peçonhentos. Essa laia desprezível que vem destruindo o Brasil há anos e cujos maiores representantes são ladrões e bandidos da pior espécie que dizem haver “lutado por democracia” nos anos 1960 e 1970.

    • NÃO SE PREOCUPE… o que se está sendo desmontado é exatamente esse pensamento socialista socialite que causa desordem interna… não é preciso fazer mais nada do que MENOS ESTADO e MAIS SOCIEDADE no país das jabuticabas socialistas… 🙂

  19. É natural que toda e qualquer corja fraudulenta e corrupta tende a trabalhar contra ao seu próprio povo.

    Isto desses paisecos venderem por comisões escusas a representatividade de seu povo é normal.

    Só que com toda a aparência que os governos e sistemas de mídias vendem. Os Estados Unidos não tem futuro, o Brasil tem mais futuro que os EUA.

    Não existe peça teatral que dure para sempre, isto é fato inegável, e nesses momentos a gente vê quem está no cavalo certo!

    • Tá na hora do seu Rivotril, fião… volte pra realidade antes que seja tarde demais para seus neurônios vermelhinhos… 🙂

Comentários não permitidos.